ÉTICA DO NEGÓCIO
Tese: ÉTICA DO NEGÓCIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: teton925099 • 22/5/2014 • Tese • 1.561 Palavras (7 Páginas) • 258 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA
ÉTICA EMPRESARIAL
EXERCÍCIO - 1
PORTO ALEGRE
2011
RESUMO
1. FILOSOFIA
Na opinião do grupo:
A filosofia está relacionada tanto com a religião quanto com a história. Percebemos que o estudo da filosofia é uma mescla de vários conhecimentos uns vindos dos antigos filósofos e outros da essência das religiões. Ela é baseada na existência do ser humano, seus valores morais e éticos. Ao aprofundarmos o conhecimento em filosofia percebemos a importância do conhecimento e a verdade sobre a vida e o eu.
Na opinião do autor:
“[..] filosofia tem a ver com uma forma de saber – e que não é um saber qualquer: não é, por exemplo, um ‘’saber que o fogo queima’’, ou um ‘’saber nadar’’, ou um ‘’saber plantar’’, ou um ‘’saber fazer vestidos’’, por mais úteis e até mesmo indispensáveis que sejam todos esses tipos de saber. ‘’Filosofia’’ tem, mesmo no seu sentido lato, uma ligação com um saber que se percebe como sendo mais relevante, relativo a coisas mais fundamentais, embora menos diretamente úteis, que um simples saber empírico, ou que um saber ligado a produções de coisas indispensáveis para a sobrevivência.’’
Titulo: Curso de Filosofia
Autor: Antonio Rezende
Editora: Jorge Zahar Editor
Pagina: 11 e 12
Ano: 2002- 12ª edição
Cidade: Rio de Janeiro
2. ÉTICA
Na opiniãodo grupo:
O discernimento do certo e errado está muito presente no estudo da ética. O que é ser ético? Nossa vida é rodeada de princípios que na maioria das vezes são ensinados por nossos pais. No mundo em que vivemos a ética é presente nos pequenos atos do dia a dia. Ser ético é ser verdadeiro e responsável em seus atos.
Na opinião do autor:
“A palavra ética originada do grego tem como seu significado costumes. Ela está relacionada com o sentido da palavra moral sendo a ética o estudo da parte prática ou concreta que detalha como deve ser o comportamento. A ética dentro de um determinado contexto estuda as situações reais em que a pessoa demonstra que é honesta. Outra posição que situa a ética como a moral de um grupo organizado. A ética está mais relacionada com o profissional.”
Titulo: Fundamentos de Ética Geral e Profissional
Autor: Marculino Camargo
Editora: Vozes
Pagina: 22
Ano: 2003 – 4º Edição
Cidade: Rio de Janeiro
3. MORAL
Na opinião do grupo:
A moral está relacionada com nossos princípios e conseqüentemente com a ética. Em nosso cotidiano utilizamos da moral quando deparamo-nos com situações problemáticas. Ela é imposta em nossas ações pela nossa consciência e assim com ela fazemos uma relação de certo ou errado.
Na opinião do autor:
“A palavra moral que provém do latim tem como seu significado costumes. Ela está relacionada com o sentido da palavra éticasendo a moral a parte teórica do estudo do comportamento. Assim a moral dentro de um determinado contexto estudaria o que significa a honestidade. Outra posição que situa a moral como comportamentos que abrangem a todas as pessoas. A moral está mais relacionada com o ser humano.”
Titulo: Fundamentos de Ética Geral e Profissional
Autor: Marculino Camargo
Editora: Vozes
Pagina: 22
Ano: 2003 – 4º Edição
Cidade: Rio de Janeiro
4. LEGAL
Na opinião do grupo:
O principal conceito de Legal é tudo que está dento da Lei criada por um estado, devendo ser cumprido respeitando a Lei Jurídica.
Na opinião do autor:
“O legal é aquilo regido por lei. A fiscalização e a punição servem unicamente para que a lei seja válida e aplicada igualmente a todos. As leis são, no fundo, um modo de regulamentar a moral de uma sociedade, cobrando seus cumprimentos para que não haja atrito entre as partes.”
Autor: Adriano Senkevics
Ano: 2007
Disponível em: http://letrasdespidas.wordpress.com/2007/08/09/entre-a-moral-e-o-legal/
Acesso em: 14/03/2011
5. LIBERDADE
Na opinião do grupo:
Liberdade é um conceito muito amplo para se discutir, pois podemos fragmentá-lo em diversos tipos: liberdade de expressão, liberdade de ir e vir, liberdade de gostar, entre outros. Porém, todos esses enfocam que liberdade é conseguir expor opiniões, pensamentos e atitudes onde nada nem ninguém impedirá de osmesmos ocorrerem – dês de que isso não prejudique o próximo.
Na opinião do autor:
“No sentido mais comum, uma pessoa livre é aquela que pensa e age por si própria, não é constrangida a fazer o que não deseja nem é escrava ou prisioneira. Mas podemos considerar liberdade em outros sentidos mais amplos, por exemplo, no âmbito da política, da economia, das leis, da sociedade, espaços específicos em que os indivíduos se relacionam entre si no exercício do poder, do negocio, do direito, no convívio pessoal.”
Titulo: Filosofando – Introdução à Filosofia
Autor: Maria Lucia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins
Editora: Moderna
Pagina: 316
...