ÉTICA NOS NEGÓCIOS
Artigos Científicos: ÉTICA NOS NEGÓCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wardoncalebre • 21/5/2014 • 3.964 Palavras (16 Páginas) • 222 Visualizações
PRODUÇÃO TEXTUAL
ÉTICA NOS NEGÓCIOS
Jataí – GO
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 PRODUÇÃO TEXTUAL: ÉTICA NOS NEGÓCIOS 04
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 09
4 REFERÊNCIAS 10
ANEXOS 11
ANEXO A – Código de ética do contador 12
1 INTRODUÇÃO
O trabalho foi realizado por meio de um fato real que envolveu a empresa Schincariol, a qual obteve um crescimento acelerado no mercado, mediante a sonegação de imposto.
O mesmo veio elucidar aspectos relativos a ética empresarial, ética do contador e comportamento organizacional em meio aos dias atuais.
Este teve por objetivo fazer com que o aluno tenha maior conhecimento da sua área de atuação, compreendendo a importância de agir de forma ética e concreta frente a aplicabilidade de suas ações.
O trabalho foi concretizado por meio de referências bibliográficas, dados obtidos com o caso da empresa e do conhecimento do aluno frente essa questão, analisando as situações e assim apresentando de forma concreta os resultados auferidos ao caso frente a atual realidade organizacional, objetivando êxito frente ao término deste.
2 PRODUÇÃO TEXTUAL: ÉTICA NOS NEGÓCIOS
Os procedimentos éticos fazem parte do contexto organizacional, são condutas de grande extensão que devem estar contidas nas rotinas empresariais e ainda nos profissionais que atuam no mercado.
Whitaker (2012, p. 02) menciona sobre o assunto:
É a ética dos empresários, dos homens e mulheres de negócios que imprimirá uma cultura ética à empresa. O dia a dia das empresas refletirá essa cultura que advém de seus fundadores e das pessoas que eles nomearam para geri-las. Assim, como os eixos econômico, social e ambiental referem-se à sustentabilidade da empresa, pode-se referir os três valores que se ligam à sustentabilidade e atuação ética de cada ser humano inserido na empresa. São eles: consciência, liberdade e responsabilidade.
A ética por sua vez é a base do sucesso organizacional, sendo na verdade o seu passaporte para a sustentabilidade.
Código de ética do contador
Em meio aos procedimentos éticos é importante destacar sobre o código de ética do contador, que em meio a aplicabilidade de suas funções requer a realização de um trabalho pautado em procedimentos éticos, cumprindo a legislação vigente segundo a área de atuação. Este pode ser observado na integra no anexo A.
No caso em estudo houve a participação direta do contador nos procedimentos e fraudes da empresa Schincariol. O contador por sua vez infringiu o seu código de ética, como não exerceu a sua profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica (I), também não zelou pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo (III), recebeu do empregador vantagens e outros para a aplicação ilícita da atividade (IX), também veio exercer sua atividade com finalidades ilícitas associando ao seu nome (XPV), entre vários outras ações infringidas pelo contador em questão.
Estes e outros aspectos do seu código foram desrespeitados, o que faz com que o contador seja desprestigiado frente a sua profissão, devendo instruir a organização a agir corretamente, age de forma contrário buscando favorecimento próprio.
O contador em meio às fraudes da empresa Schincariol, acaba envolvido juntamente porque ele como contador deveria estar instruindo-a frente a prática correta de suas ações, e não foi isso que ocorreu, a empresa por sua vez está envolvida em um grande esquema de sonegação de imposto, o qual foi descoberto pela policia federal.
O contador por sua vez pode sofrer penalidades por não ter agido de forma ética frente a sua profissão, o artigo-12 do código de ética retrata sobre penalidades, podendo ser por advertência reservada (I), censura reservada (II), e ainda censura pública (III). O código ainda destaca:
§ 1º Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como atenuantes:
(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)
I – ação desenvolvida em defesa de prerrogativa profissional;
(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)
II – ausência de punição ética anterior;
(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)
III – prestação de relevantes serviços à Contabilidade.
(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)
§ 2º Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como agravantes:
(Criado pelo Art. 25, da Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)
I – Ação cometida que resulte em ato que denigra publicamente a imagem do Profissional da Contabilidade;
(Criado pelo Art. 25, da Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)
II – punição ética anterior transitada em julgado.
(Criado pelo Art. 25, da Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)
Tais situações acontecem quando o contador por sua vez não cumpre corretamente com as suas obrigações, agindo de forma ilícita para beneficiar as empresas a qual faz parte e assim, quando descobertos acabam sofrendo penalidades frente as suas ações.
Comportamento
...