Ética Jurídica
Ensaios: Ética Jurídica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vnpd • 7/11/2014 • 968 Palavras (4 Páginas) • 510 Visualizações
Pesquisar sobre Ética Jurídica e definir os conceitos básicos e noções gerais.
Ética para o Direito.
O estudo da Ética é de extrema relevância para o exercício profissional, visto que ocorre, no cotidiano, a se deparar com infindáveis situações, as quais exigirão um mínimo de formação moral capaz de orientar no sentido do justo.
Em Direito, Ética Jurídica, o que se entende é ética profissional, ou seja, para os operadores do Direito, a ética é um conjunto de regras de conduta que regulam a atividade jurisdicional, visando a boa prática da função, bem como a preservação da imagem do próprio profissional. A Ética jurídica é, portanto, formulada a partir da prática profissional do Direito.
É de fundamental importância o estudo da Ética para a formação do profissional de Direito. Tal fato não se extingue apenas no cumprimento das exigências do Exame de Ordem, mas sim, desde a sua entrada na universidade até o final da sua carreira. Tratando especificamente do advogado e suas atividades advocatícias, sobre as quais estão sujeitas às sanções disciplinares constante do Estatuto do Advogado e do Código de Ética do Advogado, é inegável que a sua conduta profissional não cesse com a obrigação de cumprir o Regulamento, mas também, que a sua conduta pessoal seja coerente com a conduta profissional. Ética, Moral e Direito muitas vezes se confundem. São áreas de conhecimento que se distinguem e têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições. Tanto a Moral quanto o Direito se baseiam em regras que estabelecem as ações humanas.
A Moral estabelece regras que independe das fronteiras geográficas. Já o Direito estabelece o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado.
Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para o regramento proposto pela Moral e pelo Direito.
Na área jurídica, a Ética desempenha um papel de imensurável valor, tanto que se fez necessário à edição de normas para nortear o exercício das atividades dos operadores jurídicos, dado o prestígio que tem o advogado perante a sociedade. Para que estas existam, o homem, enquanto cidadão deveria conscientizar-se que a garantia de acesso aos seus direitos é, sem dúvida, não excluir-se de seus deveres.
Portanto, objetiva ressaltar a importância da Ética para a formação do profissional de Direito, desde a sua entrada na universidade até a sua inserção no mercado de trabalho, definindo, o que é Ética e Ética jurídica para um operador dessa área.
Resumo sobre Ética Jurídica.
Diante da situação do mundo atual, verifica-se que há um desvirtuamento da conduta humana, identificado na perda de valores morais, sendo assim, para uma convivência harmônica do indivíduo em sociedade, é preciso que haja uma reformulação dos conceitos do comportamento humano. Através da Ética, o homem usa sua consciência para apoiar e direcionar suas ações, almejando ma sociedade mais justa.
O papel da Ética na área jurídica é muito importante, pois são estes profissionais que trabalham para o alcance de uma sociedade mais democrática o que garante acesso mais amplo aos seus direitos, e, não excluindo os seus deveres. Haja vista que um profissional bem orientado tornar-se-á não apenas competente, mas, sobretudo, ético.
A Ética Jurídica expressa a sua extrema relevância para o exercício profissional da advocacia, onde o advogado irá deparar com diversas situações que exigirão dele, além de capacidade técnica, um mínimo de formação moral capaz de orientá-lo no sentido da justiça. A Ética Jurídica é, portanto, formulada a partir da prática profissional.
A
...