Ênfase na tecnologia e foco no meio ambiente
Pesquisas Acadêmicas: Ênfase na tecnologia e foco no meio ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rebecarodriguesr • 30/9/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.090 Palavras (5 Páginas) • 414 Visualizações
Ênfase Na Tecnologia e Ênfase No Ambiente
Introdução
Atualmente nas empresas o que se busca é a excelência em relação aos concorrentes, e para alcançar esse objetivo às empresas tem enfrentado diversos problemas dentro de suas organizações.
Como veremos a seguir as teorias administrativas servem para ajudar a solucionar alguns desses problemas, e claro com a ajuda de bons lideres dinâmico e com visão de mercado e de mundo agindo em conjunto com as equipes e sabendo se adaptar as constantes mudanças ambientais as empresas podem conseguir atingir seus objetivos.
Veremos também que o ambiente determina a estrutura e o funcionamento das organizações, pois as características das organizações não dependem dela própria e sim das circunstancias ambientais e da tecnologia que ela utiliza.
1.1 Teoria de Sistema
Uma das teorias que tiveram maior repercussão e que influenciou diversos campos do saber foi a teoria de sistemas. Foi somente a abordagem sistêmica que ligou os descobrimentos comportamentais com o tratamento estrutural. Pode-se dizer que a base da abordagem sistêmica está diretamente relacionada com a teoria geral de sistemas, elaborada pelo biólogo alemão Bertalanffy, através da qual se buscou definir um corpo único para a ciência que pudesse integrar todas as abordagens, até então apresentadas por pesquisadores e cientistas de outras disciplinas.
O sistema é um conjunto de elementos interdependentes que se unem para alcançar um objetivo, pois juntos conseguem que o resultado alcançado final seja maior do que o resultado de maneira isolada.
Assim a teoria de sistemas desenvolveu uma ampla visão do funcionamento organizacional, mas abstrata para resolver problemas específicos da organização e sua administração.
1.2 Teoria Matemática
Teoria matemática da administração é a parte das teorias da administração de empresas, utilizadas na teoria da administração para fins de estudo. Faz parte da abordagem sistêmica da administração, juntamente com a teoria de sistemas e a cibernética e administração. A teoria da matemática preocupa-se em construir modelos matemáticos capazes de similar situação reais na empresa. Criação de modelos matemáticos volta-se principalmente para a resolução de problemas de tomada de decisão.
Em todas as teorias já estudas houve um processo de elaboração matemática, como é o caso de Taylor onde precisou da matemática para colocar em pratica a melhor forma de trabalho, o melhor anglo, o espaço, tudo foi calculado conforme planejado. Fayol também usou o procedimento matemático para estruturar a linha de produção e obtive Em síntese os modelos servem para representar simplificações da realidade. Sua vantagem reside nisto; manipular simuladamente as complexas e difíceis situações reais por meio da simplificação da realidade.
1.3 Teoria da Tecnologia da Informação
Outra teoria importante é a tecnologia da informação função da necessidade de maior integração entre as teorias anteriores (Científicas e Relações Humanas, Estruturalista e Comportamental), e buscava extrair a máxima eficiência em todo processo administrativo. Com a necessidade crescente e intensificada do uso da cibernética e da inter-relação e integração de assuntos completamente diferentes, as empresa passaram a moldar e melhorar suas estruturas. Embora na Administração científica de Taylor, já existisse a preocupação com a tecnologia, mas sua incursão limitava-se a tarefa individual de cada operário. Mas a partir de 1960, com estudos de pesquisa da socióloga inglesa Joan Woodward, A Tecnologia da Informação (TI) passou a ter um papel importante nas instituições. Com isso as instituições passaram a realizar variadas formas e recursos em suas operações de forma objetiva e independente na estrutura organizacional.
Assim podemos compreender que o processo de receber informações é o ajustamento do individuo à realidade e lhe permite viver e sobreviver no ambiente.
1.4 Teoria Contingencial
A teoria da contingência surgiu no inicio da década de 1970 à partir de pesquisas realizadas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficientes em determinas empresas.
A teoria enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações, que tudo depende do contexto ambiental.
Mostra que as organizações bem sucedidas são aquelas capazes de se ajustar as pressões e coações do ambiente e aproveitam as oportunidades que surgem, e que as organizações que seguem um único e exclusivo modelo organizacional, não alcançam seus objetivos.
Contingencial significa que algo pode acontecer ou não e isso nos mostra que os princípios gerais e universais das teorias anteriores não servem mais para o mundo atual, pois elas eram úteis quando o mercado era previsível e hoje o que se visualiza nas organizações são as mudanças para que elas se ajustem cada vez mais ao ambiente.
É com a Teoria da Contingência que há o deslocamento
...