A Análise do Poema "As Sete Faces"
Por: Ingrid Xavier • 17/10/2018 • Trabalho acadêmico • 274 Palavras (2 Páginas) • 892 Visualizações
A análise do poema ¨ As sete faces¨ fala de várias existências de Drummond, em cada estrofe ele vai revelando uma maneira de ser diferente. Assim na primeira estrofe fala de um anjo torto, um mal conselheiro que o levou a uma existência infeliz, a ponto de dizer qual o destino ele deve seguir. No texto ele usa a palavra ¨gauche¨que no francês quer dizer desajustado.
Em seguida faz alusão ao desejo desenfreado dos homens, questiona a si mesmo pela procura apenas de desejos, e de certo comportamento não encontrou o amor verdadeiro.
Já na terceira estrofe fala da solidão e de ter feito poucos amigos e apesar da agitação sente incomodado e distanciado dela.
Na quinta estrofe questiona a existência de Deus e reclama o abandono por parte de Deus, considera-se fraco diante da vida.
Na sexta estrofe sente que seu coração é vazio e tão vasto quanto o mundo mas que só abriga a solidão, sua tristeza é tanta que parece ser bem maior que o mundo, ao qual não se encaixa. E apesar de seu nome ser Raimundo que quer dizer: protetor, poderoso, sábio, é uma pessoa que se cobra muito e tem tendência ao isolamento, dá valor somente a virtude alheia mas que a si não valoriza e nem se concientiza de sua importância no mundo.
Na última estrofe confessa de total embriaguez e por isso teve coragem de se revelar tal como é. Nesse poema Drummond uma visão desesperançada e negativa do homem, sem perspectiva de uma vida melhor e também injustiçado e abandonado pelo próprio Deus.
...