COMUNICAÇÃO SOCIAL / PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Por: Hygor Lisboa • 24/10/2016 • Monografia • 4.562 Palavras (19 Páginas) • 417 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ
COMUNICAÇÃO SOCIAL / PUBLICIDADE E PROPAGANDA
The International 2016: Estudo de Caso do evento e sua influência no mercado
Hygor Lisboa Monteiro
Romulo Ribeiro Lauria
Belém – PA
2016
Hygor Lisboa Monteiro
Romulo Ribeiro Lauria
The International 2016: Estudo de Caso do evento e sua influência no mercado
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário do Estado do Pará como parte da avaliação bimestral da matéria de Trabalho de Curso II.
Orientador: Profª Erika Oikawa
Belém – PA
2016
SUMÁRIO
1 - Introdução
1.1 - Desenvolvimento do Problema
1.2 - Objetivos
1.2.1 - Objetivos Gerais
1.2.2 - Objetivos Específicos
1.3 - Justificativa
2 - Marketing
2.1 - Marketing 3.0
2.2 - Marketing Esportivo
3 – sEports
4 - Metodologia
5 - Desenvolvimento
4.1 - Dota 2
4.1.1 - MOBA
4.1.2 - eSport
4.2 - The International
4.3 - Novo Mercado
5 - Referências
2 - MARKETING
“Existem três tipos de pessoas, as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu.” John Richardson Jr.
Marketing significa mercado, entender de técnicas de mercados, ver seus diferenciais, entender o público, ver quais suas necessidades e otimizar a melhor maneira de saná-las, para assim conseguir atender ambas necessidades, do vendedor e do comprador.
Segundo Kotler, no livro “Marketing de A a Z”:
“Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente”. (KOTLER, ano 1931, pg. 11)
É um conceito que evolui e se reinventa de tempos em tempos, os consumidores de hoje não são os mesmos que viveram no século passado, as estratégias que antes funcionavam no mercado, hoje são obsoletas. As tendências estão sempre mudando e o profissional de marketing deve sempre antecipar as necessidades do mercado.
2.1 - Marketing 3.0
Para que possamos definir o conceito de Marketing 3.0, é necessário entender seus antecessores, Kotler, Kartajaya e Setiawan (2012, pg. 16) definem três estágios de Marketing, que se dividem em 1.0, 2.0 e 3.0, e que a existência de um não exclui a outra.
O Marketing 1.0 tem como objetivo principal a venda do produto, ela se original durante a Revolução Industrial, onde se buscava vender produtos de fábrica produzidos em grande escala, para todos que quisessem comprar. Os produtos eram padronizados e sem exclusividade, para reduzir custos na produção e ganhar em números de venda.
Já o Marketing 2.0, Kotler, Kartajaya e Setiawan (2012, pg. 16) descrevem este modelo sendo gerado a partir da era da informação, com o objetivo de satisfazer o cliente e reter consumidores, nesse estágio, o Marketing 2.0 tem que trabalhar com consumidores mais inteligentes, que possuem a capacidade de buscar produtos e ofertas distintas, é nesse ponto que o valor do produto passará a ser definido pelo cliente. Desta forma os profissionais que trabalham no 2.0, necessitam segmentar o mercado e fugir do padrão, desenvolvendo produtos específicos para seu mercado-alvo. Desta forma é necessário que este profissional alcance o cliente de forma emocional.
Agora no Marketing 3.0, onde os profissionais estão buscando conhecer e dar seus primeiros passos, o objetivo é diferente. Segundo Kotler, Kartajaya e Setiawan (2012, pg. 16), o objetivo do Marketing 3.0 passa a ser tornar o mundo um lugar melhor, seu conceito é voltado para os valores e o consumidor é visto como um ser humano pleno. As empresas e profissionais que trabalham com o Marketing 3.0, precisão satisfazer anseios de seus consumidores, referentes ao mundo e seus problemas.
O Marketing 3.0 aposta na interação de diversos consumidores com muitos provedores, criando a ideia de colaborativo, que deve guiar os valores de respeito e humanidade em um mundo globalizado. De acordo com Luna (2015, pg. 9), a maior diferença entre os Marketing 3.0 e 2.0 é que a partir do 3.0, ele não verá mais o cliente como um ser passivo de sua campanha como era visto no 2.0, a partir dele o cliente se torna um parceiro, ele se torna parte do marketing da empresa de forma participativa.
Tabela 1: Comparação entre Marketing 1.0, 2.0 e 3.0.
| Marketing 1.0 – Centrado no produto | Marketing 2.0 – Marketing voltado para o consumidor | Marketing 3.0 – Marketing voltado para os valores |
Objetivos | Vender produtos | Satisfazer e reter os consumidores | Fazer do mundo um lugar melhor |
Forças propulsoras | Revolução industrial | Tecnologia da informação | Nova onda de tecnologia |
Como as empresas veem o mercado | Compradores de massa, com necessidades físicas | Consumidor inteligente, dotado de coração e mente | Ser humano pleno, com coração, mente e espírito |
Conceito de marketing | Desenvolvimento de produtos | Diferenciação | Valores |
Diretrizes de marketing da empresa | Especificação do produto | Posicionamento do produto e da empresa | Missão, visão e valores da empresa |
Proposição de valor | Funcional | Funcional e emocional | Funcional, emocional e espiritual |
Interação com consumidores | Transação do tipo um-para-um | Relacionamento um-para-um | Colaboração um-para-muitos |
Fonte: Kotler, Kartajaya e Setiawan, 2012, p. 17.
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