Desenvolvimento de Software em Ambiente Empresarial
Por: Rafyldy • 17/9/2015 • Projeto de pesquisa • 613 Palavras (3 Páginas) • 261 Visualizações
1.Introdução
Este resumo visa expor os conteudos apresentados no CERNATEC(Congresso de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia). Congresso organizado pela instituição de ensino UNINORTE, com intuito de apresentar e expor temas como ciencia, tecnologia e inovação para o desenvolvimento regional sustentavel.O evento aconteceu no Estudio 5 durante cinco dias tendo como foco dispor varias palestras sobre assuntos variados relacionados ao tema foco do congresso. Entre eles destaco as palestras e mini-cursos por min assistidos tentando apresentar os assuntos abordados e absorvidos.
2.Palestras
2.1 Historico de Palestras vistas
-
Dia 28
19:00 – 20:00 –Desenvolvimento de Software em Ambiente empresarial
Palestrante:Prof.Alexandre Izumi
-
20:30 - 21:30 – Inovação em Aplicativos
Palestrante:Esp. James Italiano
Dia 29
19:00 - 20:00 – Qualidade em Preojetos
Palestrante:Adriano Marques.
3.Mini-Curos
Dia 30/31
14:00 – 17:40 – Desenvolvimento de Jogos com Corona Sdk
Prof.Joel Aragão
Resumo do curso:
O curso de Desenvolvimento de Jogos com Corona Sdk teve com o objetivo apresentar a plataforma corona sdk para desenvolvimento de jogos para varias plataformas. Desenvolvido com foco em plataforma mobile, o corona oferece um emulador onde pode ser testado o jogo ao longo de seu desenvolvimento, emulando varios modelos ex: Samsung e Iphone. A liguagem utilizada para desenvolver jogos no corona se chama Lua, Lua é inteiramente projetada, implementada e desenvolvida no Brasil, por uma equipe na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Lua nasceu e cresceu no Tecgraf, o então Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica da PUC-Rio. Atualmente, Lua é desenvolvida no laboratório LabLua do Departamento de Informática da PUC-Rio. Não somente monstrando as funcionalidade do corona mas o curso tambem enfatizou tecnicas de como pensar e projetar um jogo, maneiras de como se organizar e mostrando varias vertentes de pessoas envolvidas no desenvolvimento de um jogo. Ao longo do curso varias implementações foram feitas demonstrando o poder de criação e funcionalidades da liguagem lua, exemplos de jogos foram utilizadas e ate mesmo implementamos parte de um ao longo do curso..
[pic 1]
Exemplo de teste usando biblioteca de fisica da linguagem lua.
18:00-22:00 – Logica em python
Prof.Sergio Gonzaga
Resumo do Curso:
O curso teve com objetivo mostrar a linguagem python sua sytaxe e suas caracteristicas, essa liguagem se destaca por ser didatica e de facil aprendizado, na primeira fase do curso foi apresentada aos alunos sua facil syntaxe, logo depois o uso da logica aplicada na liguagem, foram apresentadas inumeras utilidades para a liguagem e sua facilidade para ultiliza-la e implementar.Tambem foi possivel juntamente com o professor instalar e configurar o ambiente para desenvolver programas. Atualmente a linguagem é usada em diversas áreas, como servidores de aplicação e computação gráfica.Está disponível como linguagem de script em aplicações como OpenOffice (Python UNO Bridge), Blender e pode ser utilizada em procedimentos armazenados no sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL (PL/Python).Um aspecto interessante da linguagem python e que ela foi desenvolvido para ser uma linguagem de fácil leitura, com um visual agradável, frequentemente usando palavras e não pontuações como em outras linguagens. Para a separação de blocos de código, a linguagem usa espaços em branco e indentação ao invés de delimitadores visuais como chaves. Diferente de linguagens com delimitadores visuais de blocos, em Python a indentação é obrigatória. O aumento da indentação indica o início de um novo bloco, que termina da diminuição da indentação. Python suporta a maioria das técnicas da programação orientada a objeto. Qualquer objeto pode ser usado para qualquer tipo, e o código funcionará enquanto haja métodos e atributos adequados. O conceito de objeto na linguagem é bastante abrangente: classes, funções, números e módulos são todos considerados objetos. Também há suporte para metaclasses, polimorfismo, e herança (inclusive herança múltipla). Há um suporte limitado para variáveis privadas.
...