Harry Potter e a Pedra Filosofal
Por: KarolineRayane • 13/4/2017 • Resenha • 1.450 Palavras (6 Páginas) • 721 Visualizações
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Alunas: Áquila Basílio
Karoline Rayane
Introdução
O comportamento do consumidor é o estudo que objetiva profundamente o comportamento das pessoas, suas necessidades, desejos e motivações, procurando entender “como”, “quando” e “porque” compram.
Ser humano e complexo, então o comportamento do consumidor envolve diferentes áreas do conhecimento: filosofia, antropologia, sociologia, religião, etc.
De acordo com os argumentos elencados nesse trabalho, pressupõe se que podemos entender como funciona o processo de compra, e assim podemos usar esse entendimento para formula campanhas para um publico alvo especifico.
Resumo filme: Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling
Harry Potter foi deixado à porta de casa dos seus tios após a morte dos seus pais e da sua vitória sobre Lord Voldemort, quando ele ainda era bebé. A partir de então, Harry passa a viver como uma espécie de criada: mora no armário debaixo das escadas da casa, ficava com as roupas do Dudley, não tinha dinheiro, respeito, e ainda sofria de maus tratos dos seus tios e do seu primo Dudley, até Harry ter recebido uma carta da escola de magia e feitiçaria de Hogwarts, onde dizia que ele era um feiticeiro e convidava-o para estudar.
Acaba por conhecer Hagrid, que o leva a Diagonal para comprar o material escolar e receber o dinheiro da herança dos seus pais no banco de Gringotts. Harry é escolhido pelo chapéu selecionador a equipa dos Gryffindor, onde convive com Ron e Hermione, que se tornam seus grandes amigos.
Harry, todas as noites, pegava o manto da invisibilidade saía pelo castelo para andar e bisbilhotar, até que Filch vê Ron, Hermione e Harry pelo castelo segue-os, até que eles conseguem esconder-se numa sala que, quando olham para trás deparam-se com um cão enorme de três cabeças. Eles saem a correr. Mais tarde descobrem que o cão (Fluffy) pertence a Hagrid. Eles então começam a pesquisar o que havia lá, até descobrirem que aquilo está sob a responsabilidade de Nicholas Flamel, e que o cão guarda a Pedra Filosofal, que dá vida eterna e o poder de fabricar ouro. Descobrem que alguns professores da escola estão interessados na pedra e vão invadir a sala guardada pelo cão e abrir o alçapão, que guarda imensas surpresas. Depois de passarem por Fluffy, Harry, Ron e Hermione tiveram de passar por feitiços aplicados por cada professor de Hogwarts até chegar ao lugar onde estava a pedra filosofal. Lá, Harry encontra Quirrel que estava a ajudar Voldemort. Quando Harry tocou em Quirrel ele começou a arder porque o sentimento de amor que a mãe do Harry deixou para salvar a vida dele foi maior do que a crueldade de Voldemort. Harry consegue então deter Voldemort desse apoderar do mundo dos feiticeiros.
Descrição da Cena de Compra
Hagrid leva Harry Potter ao beco diagonal para comprar o seu material escolar e receber o dinheiro da herança dos seus pais no banco de Gringotts.
Após ir ao banco e pegar o seu dinheiro, Harry e Hagrig compram as coisas da lista escolar, e falta apenas uma, a varinha. Harry então vai à loja do Garrick Olivaras, uma loja de varinhas, o Sr. Olivaras aparece, e o cumprimenta, mostra a ele algumas varinhas que Harry testa e não dá certo. Mas em fim ele mostra uma outra varinha, e com esta dá certo, e Harry a leva.
Influências Psicológicas
- Motivação: “As necessidades básicas são a base da busca por satisfação. Elas podem ser biogênicas ou psicogênicas. Podem ser necessidades utilitárias ou hedônicas.”
Na cena do filme a compra e feita por uma necessidade psicogênica utilitária, pois ela e aprendida em um processo de se tornar membro de uma sociedade, e a compra não ter a ver com prazer, e sim com a funcionalidade. Ele compra uma varinha para ingressar em uma escola de bruxos.
- Aprendizado: ”Comportamento que resultam em satisfação tendem a ser repetidos.”
Hagrid indica a loja de varinhas a Harry, pois ele já conhecer a loja, e estar satisfeito com suas compras passadas feitas la.
- Atitude: “Diferentes fontes de influência afetam a formação de atitude: exposição a informação, afiliação ao grupo, ambientes, e níveis atuais de satisfação e necessidade.”
Harry compra a varinha na loja onde Hagrid indica e seus pais já aviam indo, ele tinha o dinheiro para poder compra la e a necessidade.
- Percepção: “A interpretação refere-se ao significado que damos aos estímulos sensoriais. O significado resulta do sistema de crenças e atitudes do indivíduo, ou seja, do seu quadro de referência mental sobre a realidade. O estado psicológico (motivos, emoções e expectativas) é fator preponderante da percepção. Isso faz com que o mesmo fato receba interpretações diferentes por 2 pessoas. Além de seus aspectos físicos, psicológicos e fisiológicos, aprendizagem também desempenha um papel fundamental na percepção. De acordo com o conhecimento acumulado, as interpretações de 2 pessoas sobre o mesmo objeto poderão ser drasticamente diferentes.”
Harry compra sua varinha com Garrick, pois o vendedor mostrou que já o conhecia, e falou que seu pai já tinha ido lá para reservar a varinha para o filho. Talvez se fosse outra pessoa a ir à loja, onde o vendedor não o conhecia, e não mostrasse tanto interesse, o comprador desistiria.
Influências Situacionais
- Ambiente físico: Local, atmosfera, aroma, sons, luzes: elementos do local em que ocorre a decisão.
A loja de varinha e antiga e vazia.
- Ambiente social: ambiente dos grupos interpessoais que nos cercam e com os quais interagimos na situação de compra.
O senhor Garrick e um vendedor habilidoso e com muito conhecimento.
- Tempo: quanto menos tempo tiver, menor será a busca por informação.
Harry tem um bom tempo para a escolha da varinha, a loja que ele vai esta vazia, então pra ele ta tudo bem.
...