INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Por: 007v • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 840 Palavras (4 Páginas) • 229 Visualizações
RELATÓRIO PALESTRA
TEMA: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
PALESTRANTE: RUBENS DE O. MARTINS
A inovação tem várias séries de aplicações e atividades, nas empresas, nas escolas e no trabalho. Tecnologia e inovação estão se tornando palavras de ordem, hoje existe um plano da Ciência da Tecnologia, que constitui um marco para a articulação e coordenação intertemporal das políticas públicas setoriais e transversais e das iniciativas do setor privado relacionadas com o desenvolvimento científico e tecnológico do país, válido de 2012 a 2015.
Qual a importância da inovação? Que política o governo federal tem feito para inovar? Pensar em inovação em produtos ou em tecnologias? Qual o nível de produtividade? Trata-se de um programa para abrir pequena empresa que tem incentivo financeiro nos dois primeiros anos de abertura da empresa e no final destes dois a anos os juros são de 0%. Projetos em parte tecnológicos dinâmicas, tecnológicos como a criação de novos empregos.
As empresas têm vontades de serem inovadoras, mas precisam de projetos de inovação áreas de pesquisas tecnológicas, núcleos de apoio Naje , núcleo de inovação que ensina projetos de captar lucros., saber que existe problema existe possibilidade de política federais para resolver. Existem pesquisadores, produção cientifica, mas não se desdobram para inovação. A criação de uma nova dinâmica para vida, nova dinâmica para educação superior. Desafios que sobra para gestores, prestigiar núcleos tecnológicos, novas disciplinas para poder sair da zona de conforto e buscar novos projetos, superar aquelas resistências no mundo do trabalho.
O palestrante falou também sobre a lei da inovação e a lei do bem que serviram para inovação nas universidades.
- Lei da Inovação: A Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, denominada "Lei da Inovação", reflete a necessidade do país contar com dispositivos legais eficientes que contribuam para o delineamento de um cenário favorável ao desenvolvimento científico, tecnológico e ao incentivo à inovação. O desafio de se estabelecer no país uma cultura de inovação está amparado na constatação de que a produção de conhecimento e a inovação tecnológica passaram a ditar crescentemente as políticas de desenvolvimento dos países. Nesse contexto, o conhecimento é o elemento central das novas estruturas econômicas que surgem e a inovação passa a ser o veículo de transformação de conhecimento em riqueza e melhoria da qualidade de vida das sociedades.
- Lei do Bem: A Lei do BEM, Lei de número 11.196 de 21 de Novembro de 2005, sob a responsabilidade e gestão da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), dispõe, dentre outros, no seu Capítulo III, sobre os Incentivos à Inovação Tecnológica. E no corpo do seu Decreto Regulamentador, número 5.798 de 7 de Junho de 2006, que regulamenta os incentivos fiscais às atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica, está definido claramente o que é considerado como Inovação Tecnológica.
SISTEMA SIBRATEC
O Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC), operado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), é um instrumento de articulação e aproximação da comunidade científica e tecnológica com empresas. A finalidade é apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas brasileiras dando condições para o aumento da taxa de inovação das mesmas e, assim, contribuir para aumento do valor agregado de faturamento, produtividade e competitividade nos mercados internos e externos.
...