Interdisciplinariedade
Por: pan08 • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 453 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
Interdisciplinaridade.
Na comunidade escolar, há uma certa pretensão por parte dos alunos sobre a forma como o currículo é integrado e sua escolha de conteúdos, a maioria dos alunos não refletem sobre tais conteúdos, sobre como esses conteúdos irão o ajudar na sua vida escolar. O currículo não é organizado somente em torno das disciplinas, mas de núcleos que ultrapassam os limites centrados das disciplinas, com tópicos, problemas, temas variados.
Segundo Ivan Illich, um sistema educacional fechado, desligado da realidade, ou as opiniões emitidas por numerosos sobre a perda de tempo e a inutilidade daquilo que se aprende na instituição escolar, sobre a necessidade de uma educação mais aberta, transforma-se em argumentos que também serão escolhidos pelos partidários da globalização e da interdisciplinaridade.
A defesa de um currículo globalizado e interdisciplinar converte-se em sinal de identidade, uma espécie de ideologia que define os limites de uma corrente pedagógica, que mesmo com divergências internas ou menos importantes, exibe essa defesa como um sinal de identidade para distinguir-se de um grande grupo, como os partidários das disciplinas.
O mundo em que vivemos é um mundo global, tudo está relacionado, tanto nacional como internacionalmente, são interdependentes. Qualquer tomada de decisão implica em reflexão sobre as repercussões e efeitos colaterais. O currículo globalizado e interdisciplinar converte-se como um “guarda-chuva”, capaz de agrupar uma ampla variedade de práticas educacionais desenvolvidas em sala de aula, é um exemplo significativo do interesse em analisar a forma mais apropriada de contribuir para o melhor processo de ensino e aprendizagem.
Um certo pragmatismo transformou-se no eixo de argumentação para justificar a conveniência de currículos mais globalizados e interdisciplinares. Jonh Dewey contribui para algo mais decisivo para reconceitualizar o campo da educação básica, frisando a necessidade de interligar o experimental em uma concepção mais ampla. A escola deve fazer com que meninos e meninas possam reconstruir a experiência e o conhecimento característico de sua comunidade.
Uma das características do século XX é a frequente reorganização do conhecimento. A interdisciplinaridade tem sua razão de ser uma grande teoria em busca de uma reunificação do saber em um modelo que possa ser aplicado em todos os âmbitos do conhecimento. A interdisciplinaridade também e associada ao desenvolvimento de traços da personalidade, capacidade de adaptação, aceitação de riscos, sensibilidade com relação as demais pessoas, aprender a agir na diversidade. A interdisciplinaridade é fundamentalmente um processo e uma filosofia que trabalha que entra em ação na hora de enfrentar os problemas e questões que preocupam em cada sociedade.
Referências Bibliográficas:
-Globalização e interdisciplinariedade: o currículo integrado- Jurjo Torres Santomé;trad. Claúdia Schilling.- Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.., 1998.
...