Processamento de Núcleo e Desgostos Sociocracia
Por: manoel1978 • 15/6/2019 • Artigo • 10.536 Palavras (43 Páginas) • 183 Visualizações
Cativado e enojado: um exame de Processamento de Núcleo e Desgostos Sociomorais
na mídia de entretenimento
Bridget Rubenking1 & Annie Lang2
1 Escola Nicholson de Comunicação, Universidade da Flórida Central, Orlando, FL 32816, EUA
2 Departamento de Telecomunicações, Universidade de Indiana, Bloomington, IN 47405, EUA
Embora o nojo nos repele e nos ofenda, evoluiu funcionalmente com o tempo para atrair nossa atenção -tanto para os nojos centrais (sangue, tripas, produtos corporais) quanto para as violações sociais (injustiças, brutalidade, racismo) - tornando-se uma qualidade de muitas mensagens de entretenimento que podem manter o público concentrado e envolvido. Um experimento expôs os participantes a dois tipos de aversão e nojo social em mensagens de TV / filme e coletou respostas emocionais de autorrelato, indicadores psicofisiológicos de processamento emocional e cognitivo dinâmico e memória de reconhecimento de conteúdo. Os resultados demonstram que não há duas repugnâncias parecidas: repugnâncias sociomorais cativam nossa atenção e evocam um padrão de resposta mais lento e mais pensativo do que repugnâncias centrais, e a natureza da repulsa central suscita respostas diferentes também.
doi:10.1111/jcom.12094
De horríveis exibições de sangue e coragem, a cenas grosseiras de banheiro, à brutalidade sem sentido e a injustiças imorais, as mídias de entretenimento têm um conteúdo nojento. Por que as pessoas acham a mídia repulsiva, o entretenimento tem sido, e continua a ser, uma questão de interesse. Muitos motivos propostos para buscar tal conteúdo são complementares uns aos outros, entre eles: a necessidade de autorregular o afeto, a emoção e o humor (Zillmann & Bryant, 1985); uma luta pelo equilíbrio fisiológico e psicológico dos recursos (Berntson & Cacioppo, 2000; Vorderer, Steen, & Chan, 2006); e como parte de motivações eudaimônicas associadas à geração de significância e realização (Oliver & Raney, 2011). Pesquisas recentes começaram a enfocar a interseção da moralidade e das emoções morais e o aproveitamento da mídia de entretenimento (Raney, 2011; Tamborini, 2011).
Este estudo examina como a presença da emoção moral de nojo no conteúdo de entretenimento afeta respostas emocionais somativas ao longo do tempo , bem como a memória para o conteúdo. Nojo, argumenta-se aqui, nos faz sentir mal, mas tem
Autor correspondente: Bridget Rubenking; e-mail:: bridget.rubenking@ucf.edu
evoluiu funcionalmente ao longo do tempo para compelir nossa atenção, tornando assim uma qualidade de mensagens de entretenimento que podem manter o público concentrado e engajado. A natureza dos estímulos que provocam uma repugnância também evoluiu ao longo do tempo a partir de repugnâncias básicas (por exemplo, sangue e tripas, produtos corporais, contaminação), que estão intimamente relacionados ao nosso sistema de rejeição oral, incluindo também violações sociomorais (por exemplo, injustiças, brutalidade, racismo).
A repulsa é um dispositivo dramático comumente usado em mensagens de entretenimento, apesar da repulsa e ofensa que provoca nos telespectadores. Esta pesquisa tenta entender melhor quais tipos de conteúdo provocador de repugnância podem atender às necessidades de busca de entretenimento dos espectadores, e que tipos de conteúdo provocador de repugnância cativa a atenção do público através de funções biológicas subjacentes. Foi conduzido um experimento que expôs os participantes ao conteúdo de mídia de entretenimento indecoroso (tanto os provocadores de repugnância sociomorais quanto dois tipos distintos de elicitores de repugnância) e coletou classificações emocionais de autorrelato dos participantes, padrões dinâmicos de respostas psicofisiológicas e memória de reconhecimento antes, durante e após o início do conteúdo repugnante. Além disso, este estudo explora eletromiografia facial (ativação de EMG) no elevador do lábio (LL) - uma possível ferramenta no laboratório de psicologia da mídia - como um indicador de repulsa.
Respostas emocionais e entretenimento
Pesquisas recentes sobre entretenimento na mídia examinaram o que os indivíduos podem ganhar com experiências de entretenimento mediadas que não são prazerosas ou positivas. Oliver e Raney (2011) postulam uma visão amplamente ortogonal do entretenimento midiático em que uma dimensão é prazer hedonista ou experiência positiva, e a outra é significativa; baseado em metas eudaimônicas de procurar e lutar com o significado, verdades e propósitos da vida. Esses objetivos são motivados pela introspecção, expressividade pessoal, autorrealização e desenvolvimento pessoal. Os autores também discutem várias razões pelas quais os indivíduos geralmente buscam conteúdo mais negativo, inclusive satisfazendo as necessidades catárticas e purgativas, fazendo comparações sociais descendentes, mantendo o mau humor, e aprendendo informações que podem, em última instância, ajudar uma pessoa a negociar circunstâncias infelizes (Oliver & Raney, 2011).
Intimamente relacionado ao trabalho sobre entretenimento e significado, está a pesquisa que explora a interseção entre moralidade e entretenimento. Certamente, ponderar o significado, as verdades e os propósitos da vida estão ligados aos fundamentos morais que os indivíduos pesam quando avaliam eventos e pessoas em narrativas de entretenimento e fora dela. Tamborini (2011), por exemplo, postulou que o prazer dos indivíduos da mídia de entretenimento pode ser determinado pelo grau em que os resultados da história são consistentes com os módulos morais relevantes, e o peso que um indivíduo atribui aos módulos morais relevantes. Na discussão de Raney (2011) sobre a teoria da disposição afetiva e a moralidade, ele sustenta que os personagens da mídia devem ser moralmente justificáveis: que o prazer depende da avaliação de um indivíduo da extensão em que gostava (por exemplo, moralmente justificáveis) os personagens experimentam uma resolução que atende às suas expectativas de tratamento justo. Tanto Tamborini quanto Raney permitem a alegação de que as emoções morais,
ou avaliações, são na maioria das vezes reações intestinais automáticas e imediatas; elas são imediatas boas, más, gostam de não gostar de intuições (Rozin, Lowery, Imada, & Haidt, 1999). Como uma dessas emoções morais, o nojo se apresenta como um contexto interessante para estudar respostas imediatas e intuitivas no conteúdo mediado; como outros já observaram, “Mais do que qualquer outra emoção, o nojo parece um sentimento de 'coragem'” (Schnall, Haidt, Clore, & Jordan, 2008).
Conceituando nojo
O nojo é caracterizado por ofensa e / ou repulsão a estímulos nocivos. É proposto por outros (Haidt, Rozin, McCauley e Imada, 1997; Rozin, Haidt, & McCauley, 2008), e assumido aqui, que ao longo do tempo, o sistema de rejeição oral humana evoluiu biologicamente e culturalmente para servir novas funções dentro social e domínios culturais. A rejeição de alimentos e produtos corporais contaminados, a fim de evitar patógenos, era provavelmente a principal função adaptativa do nojo (Rozin & Fallon, 1987; Rozin et al., 2008; Toronchuk & Ellis, 2007). O que uma vez acabou de nos dizer o que não comer e como evitar a doença agora continua a nos dizer o que é socialmente contaminado ou “bruto”, e o que práticas e pessoas devem ser evitadas.
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