Trabalho academico
Por: Ronaldohan • 11/4/2016 • Resenha • 5.406 Palavras (22 Páginas) • 249 Visualizações
UFMT – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
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SUMÁRIO
1.Introdução................................................................................................................4
2 Revisão Bibliográfica ..............................................................................................6
2.1 O Lúdico no Processo de Aprendizagem na Educação Infantil............................6
2.2 A Importância do Lúdico prara Kishimoto............................................................15
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino..............................................16
3.1Tema e linha de pesquisa.....................................................................................16
3.2 Justificativa...........................................................................................................17
3.3 Problematização...................................................................................................17
3.4 Objetivos..............................................................................................................17
3.5 Conteúdos...........................................................................................................18
3.6 Processo de desenvolvimento.............................................................................18
3.7 Tempo para a realização do projeto....................................................................19
3.8 Recursos humanos e materiais............................................................................20
3.9 Avaliação..............................................................................................................20
4 Considerações Finais..............................................................................................21
5 Referências.............................................................................................................22
1 INTRODUÇÃ0
O presente projeto aborda a importância do lúdico na educação infantil e foi escolhido à linha de pesquisa, docência na educação infantil. Cabe ao professor criar situações adequadas para provocar curiosidade na criança e estimular a construção de seu conhecimento. O aspecto criativo do professor em sala de aula é fundamental.
Os alunos de hoje desejam uma educação prazerosa e significativa. Sendo muitas vezes mais interessantes para eles ficarem sentados horas a frente da televisão, do videogame e do computador. Com isso, trazem para sala de aula essa frustração e a desmotivação. Desta forma porque não aproveitar as atividades lúdicas como ferramenta de aprendizagem? Quais são as metodologias utilizadas para a inserção de jogos apropriados para essa determinada idade? De que forma a realidade é levada para dentro da escola, trabalhando com o lúdico?
Procurar entender estas questões, diante das novas perspectivas educacionais a fim de compreender melhor as possíveis relações entre o brincar, as brincadeiras, o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, pretende-se tecer uma discussão sobre as brincadeiras no âmbito escolar, pois é através de brincadeiras que as crianças interagem com mais intensidade no ambiente em que está inserida. O aluno quando chega á escola traz em sua bagagem muitos conhecimentos adquiridos no cotidiano e que vem cheio de atividades lúdicas. Quando o educador faz uma atividade lúdica não importa apenas a realização da atividade e sim o momento que o aluno vive, o ato pedagógico a ação causada pela utilização do lúdico, em que é possível passar por momentos de fantasias estando dentro da realidade, promovendo momentos satisfatórios, conduzindo a educação, permitindo com que a criança tenha maior prazer em aprender.
Os objetivos desses é garantir a todas as crianças um processo de aprendizagem significativa que possa transmitir conhecimentos, técnicas e valores, além de permitir a criança fazer, orientar, explicar e/ou fazer junto, pois a escola é um espaço de relações sociais e de trocas mútuas.
2 HISTÓRIA DA MÚSICA
2.1 O lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil
No dicionário de Azevedo (1974), as palavras relativas a lúdico são: brincadeiras, brincalhão, brincar e brinquedo.
No novo dicionário de língua portuguesa de Ferreira (1975), temos as seguintes acepções para brinquedo: objeto que serve para as crianças brincarem; jogo de crianças, brincadeiras; divertimento.
A palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar. Neste brincar estão incluídos os jogo, brinquedos e divertimentos e é relativa também à conduta daquele que jogo, que brinca e que se diverte.
A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento (SANTOS, 2000, p. 12).
Mesmo sendo aceita pela maioria dos professores, a ludicidade ainda não garantiu uma postura lúdica-pedagógica na sua atuação. É preciso que os profissionais da educação reconheçam o real significado do lúdico no processo escolar, para que assim possam aplica-lo em sala de aula, verificando a relação do brincar com o processo de aprender a aprender. Muito se tem discutido nos meios educacionais que a criança aprende brincando, mas pouco se tem feito em relação a esta prática. Partindo da premissa de que o brincar ainda é desvalorizado nas escolas, pois muitas vezes é tido como passatempo ou atividade espontaneísta, pouco é utilizado para que a criança se expresse, invente e jogue. Esse tipo de prática desconsidera que o brinquedo proporciona o desenvolvimento socioafetivo, cognitivo e psicomotor.
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