A Análise Da Narrativa Da Série Cobra Kai
Por: Róbson Vianna • 23/8/2023 • Artigo • 5.028 Palavras (21 Páginas) • 120 Visualizações
CENTRO INTEGRADO DE TECNOLOGIA E PESQUISA
FACULDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES
MBA EM PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA MÍDIAS DIGITAIS
ROBSON ANDRÉ VIANA DO NASCIMENTO
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA STREAMING:
QUEBRANDO PARADIGMA DE WEBSÉRIE[a]
JOÃO PESSOA
2018
ROBSON ANDRÉ VIANA DO NASCIMENTO
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA STREAMING:
QUEBRANDO PARADIGMA DE WEBSÉRIE
Artigo apresentado ao Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa e à Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, como um dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Produção de Conteúdo para Mídias Digitais, sob a orientação do Professor Ms. Lincoln Ferdinand Oliveira Silva.
Aprovado em:___/___/___
_____________________________________
Orientador: Ms. Lincoln Ferdinand Oliveira Silva
JOÃO PESSOA – PB
2018
SUMÁRIO[b]
1 INTRODUÇÃO 5
2 DESENVOLVIMENTO 6
2.1 SERIADOS 6
2.2 O YOOUTUBE 8
2.3 COBRA KAI: DA NOSTALGIA À JORNADA DO HERÓI 9
2.4 METODOLOGIA 13
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS 16
Produção de conteúdo para streaming: quebrando paradigma de websérie
Robson André Viana do Nascimento
Orientador: Professor Ms. Lincoln Ferdinand Oliveira Silva
RESUMO
O objetivo deste trabalho é verificar técnicas de produção de séries para a internet do ponto de vista do roteiro e duração. O objeto de estudo é a série Cobra Kai, do serviço de streaming pago do Youtube. Como metodologia elegemos estudo de caso com o paradigma qualitativo e aporte teórico a ser utilizado consiste em dialogar com os autores Bakhtin, Campbell e Renó, entre outros.[c]
Palavras-chave: Produção de conteúdo. Streaming. Websérie. Youtube.[d]
ABSTRACT
The objective of this work is to verify the production techniques of series for the internet from the point of view of the script and duration. The object of study is the Cobra Kai series of paid streaming service from Youtube. As a methodology, we choose a case study with the qualitative paradigm, the theoretical contribution to be used is to dialogue with the authors Bakhtin, Campbell and Renó, among others.
Keywords: Content Production. Streaming. Webserie. Youtube.
1 INTRODUÇÃO[e]
A internet mudou os processos e a maneira de contar histórias no século XXI. Aliada a um conjunto de meios eletrônicos denominados mídias digitais, acabou por modificar vários aspectos da vida social do ser humano inclusive no que diz respeito ao entretenimento. A convergência[f] desses meios facilitou por demais o acesso à informação, ampliou questionamentos e compartilhamentos criando novos paradigmas. Pela primeira vez, produções amadoras começaram a se tornas as mais assistidas em detrimento dos hits de mercado no que se convencionou chamar de Cauda Longa[1] da produção.
A produção de conteúdo para as mídias digitais, embora seja uma área relativamente nova, vem sofrendo rápidas mutações com o avanço da tecnologia digital. No que diz respeito ao audiovisual, se alguns anos atrás havia ainda uma distinção entre o que era produzido para a TV convencional e o que era exclusivo para internet, hoje essa fronteira quase que não existe mais. O advento das Smart TVs[2] e a melhora na qualidade nos serviços das plataformas de streaming[3] talvez sejam os maiores responsáveis por esse fato.
Tomando-se como caso particular a série Cobra Kai, da plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube, este artigo analisa a semiótica narrativa, a nostalgia e a duração dos episódios, bem como sua aplicabilidade no processo da produção de conteúdo. Investiga-se como está sendo ressignificado o modelo já considerado passado e como está se dando o novo processo de produção de séries, entendendo as mídias digitais como facilitadoras nas técnicas de produção de conteúdo que têm o usuário como pilar desse sistema.
Desta feita, através de estudiosos como Bakhtin, Campbell e Renó[g], buscamos entender como os aspectos da série Cobra Kai a diferenciam das demais produções, tornando-a um modelo híbrido entre produto digital para a TV ou para a internet.
2 DESENVOLVIMENTO
A rápida mutação que ocorre com as mídias digitais, advinda da ascensão exponencial da tecnologia, tem no Youtube o maior exemplo. Wolff[h] cita[i] que "o desenvolvimento do youtube em um compêndio quase universal de promoções de vídeo, autoconsciência e gestos de empreendimento pessoal foi um resultado circunstancial que dificilmente poderia ter sido antecipado." (WOLFF, 2015, p.141).[j]
O site, que nasceu como banco de dados de vídeos, passou a financiador (quase que empreendedor) e finalmente a produtor de seu próprio conteúdo audiovisual. Neste amadurecimento digital, o Youtube abandona o caráter amador e se insere no meio profissional. Wolff finaliza dizendo que "o futuro do Youtube não era ser o Youtube, mas o mercado estabelecido de vídeo." (WOLFF, 2015, p.145). [k]
Atualmente, o Youtube demonstra o poder de uma mídia digital modificar [l]a si mesma e aos modelos preestabelecidos.
...