A Comunicação Empresarial e a empresa socialmente responsável
Artigo: A Comunicação Empresarial e a empresa socialmente responsável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michaelchaves • 11/3/2014 • Artigo • 589 Palavras (3 Páginas) • 521 Visualizações
Disciplina: Comunicação Empresarial
Profa. Regina Campos
Agosto/2013
5. A Comunicação Empresarial e a empresa socialmente responsável
A necessidade de manter o nível de transparência elevou a Comunicação Empresarial a um novo nível estratégico. Argenti (2006) lembra que mensagens, produtos e serviços agora são analisados por órgãos regulamentadores, investidores e pelo público em geral. As empresas deixaram de atuar somente na área econômica através da produção. Sua atuação foi expandida para o âmbito político, cultural e social.
Objetivos:
Construção da imagem institucional da empresa;
Adequação do trabalhador ao aumento da competição no mercado;
Atender as exigências dos consumidores mais conscientes de seus direitos;
Defender interesses junto ao governo e aos políticos, lobby;
Encaminhar questões sindicais e relacionadas à preservação do meio ambiente
A proliferação de veículos de comunicação on-line acelerou o fluxo de informações e o acesso do público em velocidades recordes. A empresa passa a ser cobrada por sua Responsabilidade Social. No entanto, o que é ser uma empresa socialmente responsável?
A empresa é socialmente responsável quando vai além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores, e faz isso por acreditar que assim será uma empresa melhor e estará contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.
A adoção de um comportamento que ultrapassa as exigências legais agrega valor à Imagem da empresa, aumentando o vínculo que seus consumidores estabelecem com ela.
A empresa demonstra sua Responsabilidade Social ao comprometer-se com programas sociais voltados para o futuro da comunidade e da sociedade. O investimento em processos produtivos, como a conservação ambiental e a preocupação com o uso racional dos recursos naturais, também tem importante significado, por serem tanto de interesse da empresa como da coletividade.
Para muitos empresários, o bem-estar geral da sociedade é obrigação do governo. No entanto, é interesse próprio aceitar uma medida justa de Responsabilidade para melhorar a sociedade, posto que a insensibilidade diante das demandas dará lugar, mais tarde, às pressões públicas para a intervenção governamental e à regulamentação afim de que as empresas se vejam obrigadas a fazer o que não querem empreender voluntariamente.
A participação comunitária ainda é simbolizada pela promoção de eventos e apoios a campanhas sociais. O que se questiona é a capacidade de reverter o quadro social.
Para a transformação, é fundamental que a empresa se posicione a serviço do coletivo e não como financiadora de projetos para atender a fins individuais.
Por que a empresa faria isto? “Por uma questão de sobrevivência. Não se trata de assistencialismo, mas de uma postura comprometida com o real crescimento da sociedade, porque dele depende a empresa”. (Demo, 1988).
Para
...