A Comunicação Nas Mídias Digitais A Influência das Mídias Digitais no Processo da Comunicação Organizacional
Por: Karllene Costa • 5/9/2022 • Artigo • 1.931 Palavras (8 Páginas) • 184 Visualizações
Fundação Universidade Federal de Sergipe - UFS
Programa de Pós-graduação em Comunicação PPGCOM
A Comunicação nas Mídias Sociais Digitais: A Influência das Mídias Sociais no Processo da Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa de Sergipe
Aracaju
2019
A Comunicação nas Mídias Sociais Digitais: A Influência das Mídias Sociais no Processo da Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa de Sergipe
Linha Escolhida:
Linha 1: Produtos, processos e discursos midiáticos
Possíveis Orientadores:
Carlos Eduardo Franciscato
Vitor Curvelo Fontes Belém
Aracaju
2019
Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de aprofundar os estudos relacionados ao uso das mídias digitais como ferramenta de comunicação dentro do cotidiano da Assembleia Legislativa de Sergipe. Além disso, esta pesquisa também vai buscar saber quais as estratégias de comunicação realizadas pela Assessoria de Comunicação da Assembleia no uso das redes sociais Facebook e Instagram. Este estudo visa mensurar a participação e colaboração do receptor das informações distribuídas por esta instituição na construção do que será abordado nestes canais de comunicação. Para tanto, será feito um estudo de caso acerca do funcionamento das mídias digitais (Facebook/Instagram) da Assembleia. Ademais, será proposta a realização de uma série de entrevistas com os responsáveis pela comunicação do órgão. Trata-se de um estudo minucioso que pretende trabalhar paralelamente o conceito de comunicação organizacional defendido por Gaudêncio Torquato (2010), onde ele afirma que “a comunicação organizacional transforma, transmite, sustenta imagens, cria e estabelece polos de motivação e satisfação, desfaz equívocos e atenua pontos de tensão” e a certeza de que não é mais possível traçar estratégias de comunicação institucional desprezando o fenômeno das mídias digitais, já que na esfera da comunicação organizacional, segundo SATHLER, André e SQUIRRA, Sebastião, a Teoria da Informação construída por Shannon e Weaver, tem sido adotada sobre as novas tecnologias com o intuito de evidenciar a emissão dos sinais de um lado ao outro.
Palavra-chave: Mídias digitais, organização, estratégias, comunicação organizacional
SUMÁRIO
RESUMO -----------------------------------------------------------------------------------------------03
1 – JUSTIFICATIVA----------------------------------------------------------------------------------05
2 – IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA------------------------------------06
3 – HIPÓTESES---------------------------------------------------------------------------------------06
4 – OBJETIVOS---------------------------------------------------------------------------------------07
4.5 – Objetivo Geral-----------------------------------------------------------------------------------07
4.6 – Objetivos Específicos---------------------------------------------------------------------------07
5 – ANTECEDENTES DE ESTUDOS RELACIONADOS AO OBJETO DE PESQUISA-----------------------------------------------------------------------------------------------07
6 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A SEREM ADOTADOS-------------------07
7 – CRONOGRAMA-----------------------------------------------------------------------------------08
8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS---------------------------------------------------------09
9 - LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO BÁSICO PARA A PESQUISA----------------09
1 – Justificativa
Em uma realidade consolidada onde as mídias digitais fazem parte do processo da comunicação, faz-se extremamente necessário a aplicação do uso destas plataformas como meio de disseminação de informações dentro de uma organização, bem como no processo de construção da imagem institucional da mesma. Como cita Thompson (2018, p. 19, grifo do autor) “o uso dos meios de comunicação está relacionado à criação de novas formas de ação e interação, novos tipos de relações sociais e novas formas de relacionamento com os outros e consigo mesmo”, por isso quanto mais se fizer uso destes recursos, mais possibilidades de conquistar o sucesso em comunicação serão conquistadas.
Desta forma, a Assembleia Legislativa de Sergipe está inserida neste cenário a partir do momento em que se observa a exploração massiva dos meios de comunicação tradicionais e também das mídias digitais para buscar resultados positivos. A partir desta constatação, fica explícita a importância de se aprofundar os estudos em torno das estratégias de comunicação utilizadas pela instituição no tocante às redes sociais. Para tanto, é importante que haja um conhecimento do funcionamento destas plataformas. Diante desta realidade posta das transformações tecnológicas e também comunicacionais que estão acontecendo desde a década de 90, muitas dúvidas e questionamentos surgem em meio à aplicação destas plataformas, o que suscita a necessidade de uma análise mais densa e completa referente ao funcionamento deste processo.
A quantidade de pessoas que as redes sociais atingem possibilita uma maior absorção da informação que é transmitida. É bem verdade que o meios de comunicação tradicionais também conseguem disseminar uma mensagem massivamente, porém não com a mesma instantaneidade e alcance que as mídias digitais. Thompsom (2018, p. 21) defende que:
O Facebook e outros SRS[1] facilitam uma forma distinta de interação social on-line, criando uma rede em constante expansão de relacionamentos sociais caracterizada por graus variados de familiaridade, fragilidade e pela troca de conteúdo simbólico em múltiplos formatos e modalidades – mensagens, comentários, fotos, vídeos, feeds de notícias etc. – que é disponibilizado para outras pessoas com diversos graus de abertura e limite.
...