A Lingua Portuguesa, Variações
Por: Maria Jose de Cicco • 29/2/2016 • Resenha • 316 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS[pic 1]
Licenciatura em Educação Musical
Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde/ Tutora: Carla Cristiane Geraldo/Aluna : Maria José De Cicco RA 576280 / Polo de Franca
At 1.4 - Produção de texto
Na minha observação diária entendi que a linguagem pode ser considerada como a capacidade estritamente humana capaz de manifestar algo, visando à expressão de sentimentos, à manifestação de desejos e opiniões, à troca de informações entre diferentes culturas, dentre outros procedimentos.
E na linguagem diária de um mundo globalizado onde a era digital chegou pra ficar , ela vem se tornando uma das maiores barreiras de comunicação nos dias atuais.
Temos acesso à milhões de pessoas no mundo todo com quem será possível conversar, e acesso à milhões de informações.
Porém não temos como ignorar que por causa das diversas culturas e etnias, a comunicação diária se torna difícil. É uma barreira difícil de se transpor para os cidadãos, dificulta o ajuste político e adia o progresso econômico e científico.
A forma como a língua portuguesa é empregada nos mais diferentes âmbitos da nossa sociedade, é no ensino escolar que ela se torna imprescindível, usando a linguagem do dia a dia como forma comum de comunicação entre as pessoas. É no ensino de ler e escrever que expressamos o nosso pensamento, nossas vontades e nosso jeito de ser e existir.
As mudanças socioeconômicas, políticas, históricas e/ou culturais fazem surgir novos conceitos e/ou termos para designar coisas novas e que ainda estão se fazendo compreender e aceitar na nossa sociedade.
A pratica do ensino da língua portuguesa precisa ser eficiente e tornar nossos alunos competentes no ato de escrever e interpretar textos. Isso não pode apenas se ater ao que os livros didáticos trazem, é preciso que sejam promovidas atividades em que os alunos leiam textos da maneira em que foram publicados. Os gêneros textuais servem também como interação do aluno na sociedade.
...