A Mudança Semântica
Por: Kelvin7 • 2/10/2018 • Trabalho acadêmico • 5.086 Palavras (21 Páginas) • 340 Visualizações
[pic 1] 6º Grupo Antonio Domingos Arlete Arnaldo M. Chicava Cremilde Victor da Silva Machirica Ester Paulino Matesso Eufrásio P. António Nota Ilídio Jorge Sambo Inocencio Anselmo José Almoço Caidotes Kelvin Gabriel Filipe Razano Laurinda Possiano Jaime Manuel Issaias Manuel Monica Paulo Alfandega Nabio Celestino Feliciano Neidi Maria Isac Renato Paula José Sandra José Messe Mudança semantica
Universidade pedagógica Chimoio 2018 |
6º Grupo[pic 2] Antonio Domingos Arlete Arnaldo M. Chicava Cremilde Victor da Silva Machirica Ester Paulino Matesso Eufrásio P. António Nota Ilídio Jorge Sambo Inocencio Anselmo José Almoço Caidotes Kelvin Gabriel Filipe Razano Laurinda Possiano Jaime Manuel Issaias Manuel Monica Paulo Alfandega Nabio Celestino Feliciano Neidi Maria Isac Renato Paula José Sandra José Messe Mudança semantica Licenciatura em ensino de língua portuguesa [pic 3] Universidade pedagógica Chimoio 2018[pic 4] |
Índice[pic 5]
1. Introdução 4
2. Objectivos 4
3. Discussão de conceitos 5
3.1. Conceito de Semântica 5
3.2. Conceito de recategorizacao (gramaticalização) 5
4. O paradigma da gramaticalização 6
4.1 Direções no processo de gramaticalização 6
4.2 Trajetória de recategorização das formas linguísticas 7
5. Trajetória de mudança categorial do onde – recategorização 8
5.1 Categorização do onde 9
5.2 O onde como advérbio relativo, uma subclasse dos pronomes 10
5.3. Trajetória de mudança semântica do onde – semantização 11
5.4 Escala semântica de espaço 13
5.4 Escala semântica de tempo 15
6. Trajetória de mudança discursiva – discursivização 15
7. Conclusão 18
8. Referencias bibliograficas 19
1. Introdução
As línguas estão envolvidas em um complexo fluxo de mutação no tempo. Portanto a mutação faz parte da essência das línguas. Nos atrelando na ideia de Faraco (2005), a classificação geral da mudança é feita utilizando-se os diferentes níveis comuns ao trabalho de análise linguística. Assim, na história de um sistema linguístico pode haver mudanças fonético-fonológicas, morfológicas, sintáticas, semânticas, pragmáticas e lexicais. Desta forma, a mudança semantica é um fenômeno complexo e, por isso, não se reduz a explicações únicas. Seus fatores condicionantes podem ser internos ou externos ao sistema linguístico
Neste trabalho, apresentam-se algumas considerações acerca da mudança em um nível específico da língua, o nível semantico, considerando sua articulação com os factores históricos, culturais da comunidade linguística.
2. Objectivos
Geral:
- Abordar da mudança semantica.
Especifícos:
- Dar o conceito de semantica
- Dar o conceito da mudança semantica
- Mostrar como ocorre uma mudanca semantica
- Falar dos factores catapultadores da mudança semantica;
3. Discussão de conceitos
3.1. Conceito de Semântica
O termo semantica, cobre uma grande variedade de questoes relacionadas com o factor significado, isto é, semantica é o sinonimo de significado, para uma abordagem cientifica do conceito semantica, desta forma, a que mostrar uma discussao de conceitos para chegar a uma conclusao plausivel no tange a este conceito, portanto:
A semântica é o estudo do significado expresso por elementos de qualquer linguagem, caracterizável como um sistema simbólico.
Na perspectiva de FARIA et all, (1996, p. 333), “a semântica pode ser pensada como explicacao dos aspectos da interpretacao que dependem só do sistema linguistico e não como os falantes a usam”.
Entretanto, antrelando-nos a esses conhecimentos, subjazem ideias inerentes ao termo semântica, entendendo como um ramo da linguística que estuda o significado das palavras, frases e textos de uma língua.
Desta forma, a semântica está dividida em: descritiva ou sincrônica - a que estuda o sentido atual das palavras e em histórica ou diacrônica - a que estuda as mudanças que as palavras sofreram no tempo e no espaço.
3.2. Conceito de recategorizacao (gramaticalização)
A gramaticalização envolve vários níveis linguísticos, é possível abordar o processo a partir dos vários estratos: gramatical, lexical, semântico, discursivo. Pode-se, por exemplo, abordar a gramaticalização de um item linguístico a partir das mudanças formais, analisando-se os aspectos fonético-fonológicos, morfológicos e sintáticos.
CASTILHO (1997) citado por LIMA & COROA (p.2) defende que podem ser identificados no processo de mudança formal os seguintes estágios ou fases: [i] sintatização, [ii] morfologização, [iii] redução fonológica, [iv] estágio zero, fase que reinstaura todo o processo.
...