A UTILIZAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL
Por: Walace Cunha • 4/9/2016 • Trabalho acadêmico • 628 Palavras (3 Páginas) • 326 Visualizações
A UTILIZAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL
Walace Magela Caixeta da Cunha[1]
Jander Barbosa Lacerda[2]
Resumo
Este artigo foi realizado para mostrar onde a área de gestão de pessoas está presente, quais as principais funções, preocupação e atuação levando as empresas a um patamar diferencial hoje no mercado atual, se preocupando e buscando sempre a dar o todo o suporte necessário para gerar resultados para o capital humano, lembrando-se que estamos lidando com pessoas, que tem sonhos, sentimentos, desejos, e mostrando que as pessoas sempre foram e sempre será a base necessária para toda organização conseguir-se manter e ate mesmo atingir outros patamares superiores de crescimento, mostrando que o bem mais valioso de todas as empresas, sempre será o capital humano, onde deverá gerar a maior parte das preocupações para a busca de resultados melhores. Instiututo Passo 1, MBA em Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Pessoas. Resultados.
1 INTRODUÇÃO
O fator humano com importância fundamental das organizações no passado foi pouco valorizado, era visto apenas como uma “peça”, porém com o passar dos anos, detectou-se que um dos bens mais valiosos da empresa é o capital humano, que possui sonhos, desejos, sentimentos, e sempre tem que se sentir motivado a determinada função para ajudar no crescimento e desenvolvimento organizacional. “Em todo segmento de atividade, necessitam de três fatores primordiais para qualquer organização, seja ela nacional ou estrangeira. Estes três fatores são: pessoas, processos e tecnologias.” (NUNES, 2011, s/p)
2 O CAPITAL HUMANO
No início das eras industriais, as pessoas eram vistas apenas como uma peça das maquinas, não existia uma área específica para lidar com os funcionários, e as empresas perdiam muito com isso.
Com o passar do tempo o capital humano passou a ser valorizado, as empresas começaram a entender que as pessoas além de querer apenas o salário, possuíam sonhos, vontades, e teriam que sempre estar estimuladas e motivadas para conseguir produzir com qualidade seu trabalho trazendo um retorno satisfatório para o crescimento da empresa.
O capital humano em uma empresa é o recurso mais valioso, sendo fundamental ter uma área específica para ajudar em seu desenvolvimento, assim criaram a área de gestão de pessoas, que ajudam os funcionários a se desenvolver com qualidade seu trabalho reconhecendo seu desempenho, motivando e gratificando para ter recursos em atingir seus sonhos e objetivos.
Quando as empresas investem no capital humano, oferecendo cursos, capacitações, e atualizações, integrando ele na equipe, ligando ele a metas da empresa, oferecendo benefícios se sua meta for alcançada, oferecendo planos de carreiras, o trabalhador trabalha mais empenhado, motivado, produzindo mais e ajudando a empresa a lucrar mais.
...