ANÁLISE DE PRODUTO E PROPAGANDA - Chiclete Adams
Por: Camilla Thurler • 17/8/2019 • Trabalho acadêmico • 1.808 Palavras (8 Páginas) • 388 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA DE BELAS ARTES
DESENHO INDUSTRIAL – PROJETO DE PRODUTO
ANÁLISE DE PRODUTO E PROPAGANDA
ALUNO: Camilla T. O. Carvalho
DISCIPLINA: Teoria da Informação e Comunicação
Chicletes Adams - Anos 50 [pic 1]
A) Análise do anúncio
Emissor
O emissor é a marca Adams, uma vez que, ele é o anunciante do produto.
Receptor
O receptor é o consumidor, mas especificamente, os leitores da revista O Cruzeiro – em que foi publicada a propaganda em 1950. Na propaganda acima, o público-alvo são os casais, que estavam entre os consumidores de menor escala dos Chicletes desde o seu lançamento em 1940, tendo em vista que tal produto teve um enfoque inicial voltado para os jovens e crianças, e a partir deles foi disseminado para outras faixas etárias.
Codificador/Decodificador
Codificador
É a agencia de publicidade da empresa.
Decodificador
Assim que há uma percepção do anúncio, a decodificação ocorrerá. Os decodificadores são os olhos, o gosto - através da memória gustativa – em paralelo a experiência anterior de já ter visto ou provado do produto anunciado.
Canal
O canal do anúncio apresentado é a revista – O Cruzeiro.
Ruído
O ruído ocorrerá devido à má qualidade de impressão das revistas da época dificultando até mesmo a leitura das letras pequenas localizadas na parte inferior do anúncio. A baixa gramatura das folhas a permite ser amassada ou rasgada.
Redundância
A redundância está nas cores branco, preto e o amarelo que se repete por todo anúncio para sempre remeter as cores do chiclete.
Feedback
O feedback em 1950, 10 anos após o lançamento dos Chicletes no Brasil, foi definido por um crescimento exponencial, pois houve uma ampliação no foco da empresa Adams referente ao público consumidor, expansão na qual acarretou o alcance de um público mais velho – como o representado pelo casal de adultos presente no anuncio.
Digital e analógico
Analógico
[pic 2] + [pic 3] = [pic 4] A analogia está presente em todo o anuncio, pois, as personagens (o homem e a mulher) somados ao texto principal, que denomina o produto, equivalem em cor – amarelo e preto - e contexto a caixa e ao conteúdo dos Chicletes, como exemplificado acima.
Digital
[pic 5] [pic 6] [pic 7] [pic 8] [pic 9]
Fragmentação de acordo com a disposição dos elementos imagéticos e textuais principais.
Informação Visual
Na imagem há um homem e uma mulher em uma cena romântica, em que estão se aproximando para se beijarem. Essa cena faz uma alusão ao chiclete – mostrado abaixo - visto que este promete – baseado nas frases presentes no anúncio – dar um hálito doce a quem consome esse produto, propiciando um maior prazer durante o beijo.
Mensagem
A imagem e os textos que o anuncio possui deixam explicito que para atrair o amor é necessário ter o hálito doce que o chiclete oferece
Contexto
Podemos observar claramente que a imagem transmite a relação entre o bom hálito e a conquista de um amor, visto que há um casal característico da época juntos em uma cena romântica associada ao chiclete.
Metalinguagem
Não há metalinguagem.
B) Signos
Icônico
O icônico é resumido pela parte imagética da propaganda: o casal e o chiclete.
Plástico
Predominância dos elementos em preto e amarelo, dando destaque as personagens e ao produto, pois estes são reduzidos a estas cores.
Linguístico
“O amor é feito de ternura
e os Chicletes Adams
tornam o hálito - uma doçura!
Chicletes Adams
Tão refrescantes!
Tão deliciosos!”
C) Funções
Apelativa
A demonstração do chiclete logo abaixo a uma cena romântica em conjunto com as frases que fazem referência a ele, revelam claramente o caráter apelativo dessa propaganda pois sugere que ao consumir os Chicletes o aroma agradável na boca irá causar a atração.
Denotativa
O casal notoriamente atraído um pelo outro - na parte superior do anuncio e relacionados ao texto que faz alusão ao amor, conecta-se a temática do chiclete ao criar uma ligação direta do consumo deste a conquista e ao bom hálito, que é consequência de mascar o chiclete.
Expressiva
A parte textual do anuncio
[pic 10]
A) Análise do Produto
Emissor
Adams
Receptor
Todas as faixas etárias, com o enfoque nos mais jovens.
Codificador/ Decodificador
Codificador
É o designer ou a agencia de publicidade da empresa que irá desenvolver a embalagem dos Chicletes.
Decodificador
Os olhos, o tato, o olfato, partindo do fato que o consumidor irá sentir o cheiro do produto, além da experiência anterior, onde o consumidor já conhece a marca e o sabor.
Canal
O canal do produto são o transporte, as bancas de jornais, padarias, lojas de doce.
...