TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de libras

Por:   •  15/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  2.268 Visualizações

Página 1 de 7

Pergunta 1

[pic 1]

a.

I apenas.

[pic 2]

b.

II e III.

[pic 3]

c.

V apenas

[pic 4]

d.

I e IV

[pic 5]

e.

III apenas.

1 pontos   

Pergunta 2

  1. O Francês Abade L'Épée hoje em dia é conhecido como "Pai dos Surdos" devido suas grandes contribuições para língua de sinais. Entre seus feitos encontram-se a criação da primeira escola pública para surdos. Em 1799, o Instituto Nacional de Surdos-Mudos em Paris, fundado por L'Épée, começou a ser financiado pelo governo. Mais tarde foi renomeado para Instituto St. Jacques. Os seus métodos de educação espalharam-se pelo mundo, inclusive no Brasil. A língua de sinais brasileira teve sua origem na língua de sinais Francesa quando Ernest Huet, ex-aluno do Instituto veio até o Brasil iniciando a escolarização dos surdos no Rio de Janeiro.

[pic 6]

a.

Abade L'Épéecomeçou a pesquisar grupos de surdos e observou que eles utilizavam um tipo de comunicação apoiada no canal oral-auditivo.

[pic 7]

b.

Começou a estudar o braile e encontrou relação com a língua de sinais.

[pic 8]

c.

Utilizou o método oralista e a quantidade de professores surdos e crianças surdas na sua escola alcançava o índice de 50%.

[pic 9]

d.

Utilizou o método audio-lingual e a quantidade de professores surdos e crianças surdas na sua escola alcançavaíndices excelentes.

[pic 10]

e.

Foi o primeiro a estudar uma língua de sinais usada por surdos, reconhecendo o seu valor linguístico.

Pergunta 3

  1. A escola encaminhou Marcos (8 anos) que é surdo para fazer um psicodiagnóstico, pois há algum tempo a criança vêm manifestando comportamento agitado  e  problemas de aprendizagem,  o que prejudica no seu desempenho escolar. No relatório, a professora descreve que Marcos não consegue se interessar pelas atividades e que está sempre isolado de seus colegas.  Segundo sua mãe Marcos costuma apontar os objetos quando quer algo, usando os gestos com frequência para ser compreendido.  A mãe de Marcosdesabafa:  “ Já não  sei mais o que fazer, as pessoas dizem que meu filho é igual aos outros, e que com o tempo ele vai falar, uma vizinha também me disse que perto da nossa casa tem uma escola de crianças surdas, dessas escolas que as crianças falam com as mãos, e que talvez fosse melhor eu colocar Marcos lá pra estudar”. 

Analisando esta questão, podemos afirmar que: 

  1. É extremamente importante que a família aprenda a língua de sinais, para educar o filho.
  2. Marcos é uma criança isolada pelo fato de não estar entre seus pares surdos.
  3.  A mãe de Marcos deve procurar a escola de surdos, onde a educaçãoacontecerá através do método bilíngue.
  4.  A mãe de Marcosdeve procurar a escola de ouvintes, onde existe a inclusão, pois o fato de Marcos conviver  com pessoas ouvintes o ajudará no desenvolvimento  fala assim ele não precisará aprender a língua de sinais.
  5. No ambiente familiar não será preciso utilização da língua de sinais, somente na escola.

Está correto o que se aplica em:

[pic 11]

a.

I , II, VI.

[pic 12]

b.

III e V.

[pic 13]

c.

I, II, III.

[pic 14]

d.

I e IV.

[pic 15]

e.

III e IV. 


Pergunta 4

  1. O conceitosócio-antropológico da surdez fundamenta a perspectiva bilíngue na educação dos surdos. Ao contrário do oralismo onde há a supervalorização da língua oral, o bilinguismo coloca como essencial a aquisição da língua de sinais e da língua majoritária do país, sendo a primeira natural e a segunda trabalhada como segunda língua preferencialmente na modalidade escrita. De acordo com essa perspectiva é correto afirmar que o conceito sócio-antropológico é fundamentado: 
  1. Numa a concepção da surdez exclusivamente como um tipo de patologia audiológica, sem considerar que esta patologia determina um funcionamento sócio-cultural alternativo.
  2. Numa concepção da surdez como marca cultural, onde os surdos possam desenvolver seu pensamento e linguagem de forma diversa da criança ouvinte.
  3. Numa concepção da surdez exclusivamente como um tipo de problema social sem relação com sua patologia audiológica.
  4. Numa concepção global da surdez onde a língua de sinais desempenha as mesmas funções da língua oral na criança ouvinte possibilitando a aprendizagem da escrita.
  5. Numa concepção da surdez como diferença linguística, considerando que os surdos são capazes de aprender e interagir por meio da língua de sinais de seu país.

Está correto o que se afirma:

[pic 16]

a.

Nas afirmativas I e II.

[pic 17]

b.

Nas afirmativas II, III e IV

[pic 18]

c.

Nas afirmativas I, IV e V

[pic 19]

d.

Nas afirmativas II e III

[pic 20]

e.

Nas afirmativas II, IV e V

1 pontos   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (74.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com