Criação e Redação Publicitária
Por: Joacir Ferreira • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.199 Palavras (5 Páginas) • 178 Visualizações
Passo 1
• Ler atentamente os capítulos de 1 ao 5 do livro-texto da disciplina e pesquisar os conceitos e significados dos termos:
Saia e blusa, Imagem sangrada, ‘Boxes’, ‘All Type’, Anúncio 1 + 1 = 1, Anúncio 1 + 1 = 2, Anúncio 1 + 1 = 3, Títulos interrogativos, Título gritado (função conativa), Título sussurrado (função emotiva), ‘Hard Sell’, ‘Soft Sell’, Emulação, Modelo de processamento do consumidor, Modelo experimental hedonista, Coesão, Coerência, Assinatura,Logotipo, Slogan, Bordão, Jingle, ‘Tag Line’.
• Elaborar, após a leitura, um relatório contendo a síntese explicativa de cada termo. Não há limites de páginas e deve ser cumprida a padronização solicitada para a ATPS.
1 – Saia e blusa: E o formato mais clássico, muito usado nos anos 50 e 60. A divisão é clara entre imagem e texto. Sempre um está em cima do outro, formando um conjunto.
2 - Imagem Sangrada : É um anúncio cuja imagem ocupe todo o espaço do anúncio. Sangrar uma imagem significa imprimir até a marca de corte do papel.
3 - Boxes: Em um anúncio, os Boxes dentro de um anúncio são caixas na quais as imagens ficam retidas, transmitindo uma imagem mais conservadora da empresa.
4 – All Type: Significa “Tudo letra”. São peças que possuem apenas – ou em sua maior parte- textos. São anúncios de jornais ou revistas, outdoors ou qualquer outro material impresso apenas com frases escritas, sem nenhuma ilustração.
5 - Anúncios 1+1=1: São anúncios em formato simples, no qual são transmitidas ao target duas mensagens com o mesmo significado, ou seja, o mesmo conceito. A imagem e o titulo possuem o mesmo significado. Esse tipo de anúncio, geralmente é considerado fraco e ineficaz, pois se torna uma peça desinteressante. É utilizado na maioria das vezes em segmento populacional com menos nível cultural.
6 - Anúncios 1+1=2 : Nesses anúncios encontramos uma série de elementos visual e textual que criam um universo de conceitos sobre a marca. É um estilo bastante utilizado, no qual o titulo é completado pela imagem.
7 - Anúncios 1+1=3: São anúncios de múltipla ideia. A imagem mostra uma mensagem que por si já é compreensível, e o texto complementa a imagem da mesma forma. Muitas vezes esses anúncios apelam para o hilário e sarcástico. Utilizado principalmente para segmento populacional de maior nível cultural.
8 - Títulos interrogativos: São títulos em formato de pergunta, com o qual levamos o cliente a refletir. O propósito é que o cliente diga “sim”. No entanto, é necessário muito cuidado na elaboração de um título interrogativo, visto que os mesmos são portas abertas para se começar um diálogo, muitas vezes sem sucesso.
9 - Título gritado: Título em corpo grande, caixa alta em todo o topo da página. O foco é chamar atenção e fazer com que o consumidor leia até o final do anúncio.
10 - Título sussurrado: É o oposto dos títulos gritados. Eles são mais sutis e mais leves, sem deixar de chamar a atenção do leitor, com abordagem mais calma e serena. É o título mais delicado, em corpo pequeno e caixa baixa, com o intuito de passar a ideia ao leitor de fazer algo, ou algumas informações.
11 - Hard Sell: É a definição que se refere a campanhas e mensagens de vendas diretas, sem sutileza, com foco agressivo na venda. Utilizando um estilo promocional, a preocupação está em apenas fechar vendas, e não em conhecer o cliente e realmente atender suas necessidades. No entanto, esse estilo caiu em desuso com a evolução da tecnologia e das concorrências.
12 - Soft Sell: Essa é definição para campanhas que, diferentemente do item acima, são mais sutis, apelando para o fantasioso, o poético, o humor. E apresentam o produto como sendo o grande responsável por todo esse bem-estar. São mais utilizados em campanhas e mensagens sofisticadas, arrojadas, onde o preço fica minimizado e em alguns casos a peça nem apresenta um endereço ou telefone para contato, contendo apenas a marca associada ao status.
13 - Emulação: É quando na campanha o anunciante cria momentos para passar sensações perfeitas ao target, e associá-las ao produto anunciado, para que o mesmo entenda que tais sensações aconteceriam na vida dele se ele utilizasse o produto ou serviço anunciado. Outro exemplo bom para definir a Emulação é quando em uma campanha, é utilizada a imagem de uma pessoa famosa ou uma pessoa com o ideal
...