Feminismo Negro O que é esclarecimento?
Por: anitawoge • 28/5/2022 • Trabalho acadêmico • 639 Palavras (3 Páginas) • 123 Visualizações
Grupo 24 – Anita Woge, Gabriela Magalhães, Marina Nogueira, Sophie Essoudry
FICHAMENTO EXPRESSO
texto: KANT, Immanuel. Resposta à questão: O que é esclarecimento?
Primeira parte: definição do conceito de esclarecimento § § 1-4
A menoridade é um estado em que o homem, por sua própria inércia e covardia, se sujeita apenas à influências alheias, não se servindo de seu próprio entendimento. Nesse contexto, o esclarecimento é a saída da menoridade, obtida a partir da liberdade.
Segunda parte: uso público e privado da razão § 5
Para alcançar o esclarecimento é necessário que haja certa liberdade de pensamento. Há contextos em que um indivíduo deve agir passivamente, obedecendo normas sociais e cumprindo suas tarefas, sem grandes questionamentos, o que é chamado de uso privado da razão, e deve ser limitado. Já o uso público da mesma deve ser irrestrito, porque é essencial para a difusão do esclarecimento entre os homens.
Terceira parte: leis e liberdade religiosa § 6
As leis de uma determinada época não devem valer em períodos posteriores, uma vez que isso limitaria a liberdade de pensamento e seria prejudicial para a saída da menoridade. Por essa razão, não é possível criar, por exemplo, uma constituição religiosa permanente, todos os indivíduos devem ser livres para pensar por si próprios, questionar a instituição em que estão inseridos e alcançar o esclarecimento sem serem influenciados, vigiados ou inibidos pelo todo ou pelo monarca. No mesmo contexto, o papel do governo não é criar leis que interfiram na liberdade religiosa, apenas controlar as esferas sociais necessárias para que haja ordem.
Quarta parte: papel do príncipe na liberdade de pensamento §§ 7-8
Vivemos em época de esclarecimento. O papel de um príncipe (governo) que colabora para a saída da menoridade é assumir uma postura de tolerância religiosa e intelectual que abra espaço para reflexões que levem à maioridade.
Quinta parte: conclusão §§ 9-10
A menoridade (principalmente religiosa) é superada a partir do esclarecimento. É necessário que o Estado permita certa liberdade de pensamento para que as pessoas possam raciocinar e superar a menoridade, desde que respeitem as regras sociais estabelecidas. "Raciocinai quanto quiserdes e sobre o que quiserdes; apenas obedecei".
...