Habilidades de Comunicação
Por: Rowersan Cabral • 20/10/2021 • Resenha • 586 Palavras (3 Páginas) • 150 Visualizações
Prática 02 (06/10/21) – Consulta (2 pacientes)
A Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes tem o objetivo de desenvolver um conjunto de ações com o propósito de atender os adolescentes em uma visão biopsicossocial, enfatizando a promoção à saúde, prevenção de agravos, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação assim melhorando a qualidade de vida dos adolescentes e de suas famílias.
O início da juventude é um o período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações anatômicas, fisiológicas, psicológicas e sociais por isso requer uma atenção muito voltada a quebra de tabus e transmissão de conhecimento fidedigno.
Em nosso segundo dia de aula prática na UBS de Santa Isabel, que ocorreu no dia 06/10/2021 acompanhamos e auxiliamos as consultas de acompanhamento do desenvolvimento de 02 adolescentes.
Adolescente 01 (12 anos): Esse adolescente realizou todo o acompanhamento infantil na UBS e estava realizando uma consulta de acompanhamento e desenvolvimento do adolescente. Ele foi diagnosticado com TDAH e realiza tratamento e acompanhamento com neurologista, foi solicitado exames de rotina e orientações gerais de cuidado, nutrição e educação.
Adolescente 02 (11anos): Ela realizou o acompanhamento infantil na UBS, e estava realizando uma consulta de acompanhamento e desenvolvimento. Foi verificado que a adolescente estava obesa para sua faixa etária apresentando IMC >38. A adolescente também questionava sobre uma dor na perna devido a uma queda, a mãe realizou exames particulares que se apresentavam alterados. Realizamos orientações para a mãe e a adolescente sobre nutrição, cuidados gerais, incrementação de atividades físicas na rotina e demais rotinas saudáveis. Foi feito o encaminhamento da adolescente para avaliação médica e nutricional.
De modo geral, avaliamos em ambos como está o desenvolvimento dos adolescentes, conversamos com as mães sobre fatores que influenciam diretamente no bom desenvolvimento como saúde, alimentação, digestão, higiene, sono e demais cuidados gerais pois esses fatores intrínsecos e extrínsecos são essenciais para saber se deve haver alguma intervenção imediata ou não.
Também avaliamos o desenvolvimento dos adolescentes que envolve aspectos biológicos, neurológicos e psíquicos, conversando com as mães e com eles sobre como está a saúde dos diversos sistemas como aparelho visual, auditivo, olfatório, gustativo, sensitivo e motor, também perguntamos como está sendo a evolução social, emocional e educacional, pois isso reflete se os adolescentes estão conseguindo ou não desenvolver suas habilidades de se comunicar e reagir socialmente.
Avaliamos os cartões de vacina dos adolescentes, e constatamos que ambos não tomaram a vacina contra HPV. Orientamos as mães e os adolescentes sobre onde efetuar a aplicação da vacina e demais orientações necessárias para a vacinação. As demais vacinas estavam em dia.
Todas as informações foram inseridas no prontuário online do adolescente que é disponibilizada pelo SUS, nossa preceptora que é responsável pelas consultas nos ensinou a manusear e inserir a informações corretamente no sistema.
Pontos Positivos:
...