O Filme (papel e celulose) Traça Pontos Importantes na Origem
Por: Janice Pereira • 3/5/2017 • Resenha • 402 Palavras (2 Páginas) • 540 Visualizações
[pic 1]
Universidade de Brasília - UnB
Faculdade de Ciência da Informação
Curso de Arquivologia
Aluno: Janice Pereira de Almeida
Matrícula: 140144935
RESENHA
O filme (papel e celulose) traça pontos importantes na origem, fabricação e reciclagem do papel mostrando o desenvolvimento e a necessidade ecológica do papel. O desenvolvimento tecnológico e as pesquisas que tem tornado o papel com diferentes tipos, ph, alcalinos, sem lignina ou cloro. Empresas florestais pesquisam eucaliptos que rendam mais e que possam evitar o corte de árvores nativas, juntamente com a fabricação artesanal do papel por razões ecológicas e econômicas.
Em relação a origem do papel, a palavra papel vem do latim “papyrus” e se refere ao papiro, uma planta que cresce nas margens do rio Nilo no Egito, da qual se extraia fibras para a fabricação de cordas, barcos e as folhas feitas de papiro para a escrita. Com o tempo, também se tinha papel feito do couro de animais, mas atribui-se a T’sai Lun na China em 105dC. Uma técnica de dobrar papéis chamada papiroflexia se aperfeiçoou e possui semelhança com o origami atualmente.
O processo básico de fabricação de papel foi sendo sofisticado e que possibilitou uma imensa diversidade de papeis quanto à texturas, cores, maleabilidade, resistência, etc. Uma primeira introdução de química na camada do papel foi a cola, uma segunda foi a adição de carbonato de cálcio (CaCO3 ) para acelerar a fermentação e o branqueamento das folhas usando cloro (terceira intervenção). Os livros são tratados em outra parte do texto, explicando inicialmente sua estrutura (capa grossa, folhas costuradas ou coladas), e o processo de organização (fascículos ou capítulos). O texto trata de conservação e preservação de livros como: ele deve ficar em pé, formando um ângulo reto com a prateleira. Técnicas para matar os insetos e microorganismos é coloca-los, os livros são colocados em câmaras de fumigação; são de alta pressão e liberam o gás timol.
Técnicas de restauração, além de outras citadas envolvem o trabalho com cola de metil celulose (cola ideal para trabalhar com documentos, ( livre de acidez): para pequenos trabalhos, trabalhar com 4% (um litro de água para 4 ml de metilcelulose).
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MANINI, Miriam P. História do papel, 2002. (Mimeo).
Rogério Enachev. Como fazer um papiro. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=QJXeYBmjrZ4>. Acesso em: 26 set. 2015.
SENAI-DF Papel e Celulose (1 e 2). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=T_noELLzkVw&feature=endscreen&NR=1>. Acesso em: 26 set. 2015.
Como se faz papel. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=k6njpackp9g>. Acesso em: 26 set. 2015.
...