O Jean e Fantine
Por: ni2005 • 8/4/2021 • Seminário • 361 Palavras (2 Páginas) • 176 Visualizações
1 - O autor do livro é José de Alencar, ele escreveu a obra com uma linguagem brasileira misturando o português com um pouco da linguagem indigena.
É um romance que tem como base uma lenda da formação do Ceará, o índio se relacionando com um colonizador.
Iracema vem da palavra América. A índia representa a américa em sua nova fase e o colonizador representa um conquistador.
2 - No livro fala-se que Iracema só poderá se entregar a um homem, quando entregar o segredo da bebida da tribo para outra virgem. Caso ela não faça isso, deverá morrer, como diz Tupã.
Quanto a Martim, ele deve ficar impune pelo código de hospitalidade da tribo, já que Araquém acredita que Tupã enviou Martim para lá.
3 - Batuiretê era um guerreiro da tribo dos pitiguaras, ele também era avô de Poti. Ele viveu sua velhice muito sozinho nas matas.
4 - Jean Valjean - Um homem que foi injustiçado, preso e muito maltratado. Valjean dá a volta por cima após fugir e anos depois encontra Fantine.
Fantine - Foi abandonada pelo seu namorado ainda grávida. Sem saída, ela volta ao interior, deixando a filha sob cuidados de um casal dono de uma pousada. Depois de ser demitida do trabalho, por causa das fofocas, ela vende os cabelos, os dentes e se prostitui para mandar dinheiro para a filha. Fantine morre de tuberculose.
Cosette - Era a filha de Fantine. Sofreu muito por ser criada por um casal de estelionatários. Durante a adolescência ela é cuidada por Valjean.
Javert - Queria fazer justiça, ele persegue Jean Valjean para prendê-lo de novo e fazer o mesmo cumprir sua pena.
Eponine - É a filha sofrida do casal que cria Cosette. Ela é secretamente apaixonada por Marius, que mais tarde viverá um romance com Cosette.
5 - O filme se passa em plena Revolução de Julho do século 19 entre duas grandes batalhas: a de Waterloo e a insurreição republicana de junho de 1832. A França passava por um período de miséria e injustiça, por causa de seu regime absolutista.
6 - Romance narra a situação política e social francesa no período da Insurreição democrática ou revolução de 1830 através da história de Jean valjean
...