TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Comunicação

Projeto de pesquisa: Processos De Comunicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5

2.1 COMUNICAÇÃO INTERNA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO.......................5 2.1.1 COMUNICAÇÃO INTERNA: CANAL INFORMAL...............................................5 2.1.2 COMUNICAÇÃO INTERNA: CANAL FORMAL..................................................6 2.2 COMUNICAÇÃO EXTERNA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO......................6 2.3 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO.......................................................................6

3. CONCLUSÃO..........................................................................................................8

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

O sucesso das organizações depende diretamente do gestor, tal que deve ter as competências suficientes, como conhecimento, perspectiva, atitude, e principalmente comunicação de forma adequada aos seus públicos, capaz de transformar ideias inovadoras e eficazes em técnicas de condução aos negócios. Nas empresas a comunicação pode tomar vários rumos de acordo com o que se quer alcançar, estes determinam as ferramentas que serão necessárias.

Isso somente ocorre pela evolução tecnológica, que busca atender às necessidades do cliente que, no entanto tem inúmeras opções de compra, assim aumentando a competitividade no mercado.

Antigamente o que se visava era somente o lucro, pois os clientes não tinham opção de compra, compravam o que lhes eram oferecidos sem reclamar de atendimento, ou até do preço porque não existiam outras alternativas de compra mais favoráveis, sendo assim após a Segunda Guerra Mundial (1945 – 1950) faz-se necessário retomar novas atitudes que mudem o pensar e o agir dos administradores, atitudes que sejam capazes de adaptar as necessidades e as expectativas dos clientes e do mercado, portanto cabe a empresa identificar estratégias que resultem na satisfação e fidelização de bons clientes.

Contudo identificar essas necessidades torna-se uma tarefa não tão fácil, posto que o mercado inova-se rapidamente, buscando satisfazer os clientes quer através da modernidade, ou com a abertura de novas concorrentes com alto grau de diversidade de produtos e serviços. Antes de serem implantadas na empresa essas atitudes deverão ser muito bem trabalhadas e planejadas pela equipe, baseadas em troca de informações, havendo assim uma comunicação interna entre os colaboradores da empresa. Segundo Lara, o investimento em comunicação interna começa quando o administrador tem a percepção de que a transmissão de informações pra os funcionários impacta de forma positiva nos resultados e desempenho da empresa (2012).

A comunicação interna nas organizações vem se destacando como fator determinante para atingir bons resultados nos negócios, está inserida dentro do processo de comunicação empresarial (organizacional, corporativa ou institucional), que abrange atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para o posicionamento da marca da empresa ou entidade junto ao seu público alvo (consumidores, empregados, fornecedores, imprensa etc.) ou junto à opinião pública.

Também é muito importante que as organizações desenvolvam estratégias de comunicação externa, pois há um considerável giro de notícias, principalmente nos negócios, porém há diversas formas deste processo ser executado de maneira coerente e eficaz.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 COMUNICAÇÃO INTERNA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO

A Comunicação Interna tem um papel fundamental na criação da cultura colaborativa. Uma boa comunicação em uma empresa define objetivos claros, busca recursos humanos adequados às tarefas a serem executadas, empenha-se na motivação das pessoas, busca e compartilha as estratégias mais

adequadas para atingir os fins visados e, ainda, avalia e divide resultados.

Segundo Margarida Kunsch, a Comunicação Interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica, para o caso do endomarketing ou marketing interno (2010).

Para conseguir o desenvolvimento contínuo na Comunicação Interna, a empresa, além de ter uma missão, terá que desenvolver ações que auxiliem na conscientização da importância do alcance de seus objetivos para os seus colaboradores enquanto profissionais, para a empresa dentro do mercado e para a sociedade enquanto público- alvo.

Dentro da comunicação interna podemos identificar dois tipos de canais, sendo eles, o formal e o informal.

2.1.1 COMUNICAÇÃO INTERNA: CANAL INFORMAL

A empresa passa a ser vista como um conjunto de grupos sociais informais, cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal. Nela as pessoas relacionam-se de acordo com as afinidades entre si, por exemplo, futebol, nas amizades de infância, etc. e não respeita linhas de formalidade, geralmente acontece pela via oral, que é mais rápida e menos rigorosa. Este canal são tão ou mais importantes que o canal formal.

2.1.2 COMUNICAÇÃO INTERNA: CANAL FORMAL

É estabelecida pelos diferentes níveis hierárquicos na empresa e limita-se às comunicações ligadas às tarefas de desempenhar diferentes órgãos e pessoas. Tem como finalidade informar, dirigir e instruir subordinados, geralmente fazem-se através de memorandos, ordens de serviços, reuniões, manuais, correio eletrônico, etc.

Buscam reduzir a distância entre as chefias e os empregados e têm grande importância psicológica, pois dão aos diferentes elementos a possibilidade de participarem de forma mais real e ativa da vida da empresa.

2.2 COMUNICAÇÃO EXTERNA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO

A comunicação externa é ferramenta importante para a organização, pois é através dela que é possível dialogar, informar e interagir com o público utente/cliente o que é fundamental para a construção da imagem da empresa, ou seja, é a troca de informações de uma organização com outra, entre grupos ou indivíduos fora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com