ROTEIRO um conto chines
Por: Thaís Martani • 12/10/2015 • Monografia • 257 Palavras (2 Páginas) • 700 Visualizações
🎬 “Um conto chinês”
1. Paradigma de Syd Fild
PONTO DE VIRADA – Evento que separa ato 1 do ato 2, e ato 2 do ato 3.
• Ato 1 – chamado à aventura (25%)
• Ponto de virada 1 – desafio
• Ato 2 – confrontação: todos os desafios (50%)
• Pronto de virada 2 – ressureição (25%)
• Ato 3 – conclusão
Quem é protagonista, antagonista e personagem secundário?
Antagonista Vilão – tenta impedir o protagonista de concluir a missão.
Antagonista 2 – O que leva o protagonista a missão.
Antagonista 3 – História com catástrofe.
Antagonista 4 – Quando o protagonista causa seus problemas.
FORMAS DE ADAPTAÇÃO
Adaptação – fazer um roteiro com base em um texto já existente
Produção Inédita – criar um roteiro
ADAPTAÇÃO – não há mudanças no roteiro;
BASEADO EM – mantém o plot mas se faz mudanças, como, risco de vida à personagem;
INSPIRADO EM – leu a história, gostou, mas muda os personagens, datas e plots;
LIVREMENTE INSPIRADO – não tem a ver com a obra principal.
Recapitulando
SYD FIELD
1º ato – “mundo comum”, onde consta a apresentação do protagonista.
PLOT (ponto de virada)
2º ato – Confrontação
POT (ponto de virada) – clímax (ressureição, comparado à “jornada do herói”)
3º ato – Desfecho
COMPOSIÇÃO DE UMA CENA – Formato Master Cine (EUA)
1º Cabeçalho (ficha técnica) – Interno ou externo, local físico (cozinha, sala, banheiro, rua) e período (dia ou noite).
2º Descrição de cena – como os atores devem se comportar (sentado, gritando, sussurrando, abrindo a porta etc.), sendo colocado entre parênteses.
3º Diálogo, sendo ele sem hífen.
EXEMPLO
Cena 1
EXTERNA – MIRANTE – DIA
(Uma moça e um rapaz estão lado a lado, em pé e observando a paisagem)
MOÇA
Grita
RAPAZ
(Com estranheza)
Que???
MOÇA
(Gritando com continuidade)
...