Redação Tema: Valorização do idoso
Por: juliano-ac • 28/3/2016 • Dissertação • 291 Palavras (2 Páginas) • 23.570 Visualizações
Redação
Tema: Valorização do idoso
A vida do ser humano é dividida em etapas: infância, vida adulta e velhice, sendo que cada etapa tem suas próprias características do desenvolvimento psicológico, biológico e social. Na última etapa velhice, há uma fragilidade biológica na qual idosos necessitam de mais atenção e cuidados recebendo direitos diferentes tais como vagas especiais, assentos reservados em transportes públicos além da isenção do pagamento dos mesmos, entre outras coisas. Porém grande parte dos idosos continua a ter uma vida independente e sendo útil para a sociedade. Muitos com sua aposentadoria ajudam ou até mesmo sustentam seus filhos e netos. Outros ainda estão no mercado de trabalho.
Segundo IBGE 27% dos idosos ainda trabalham conseguindo sustentar sua própria residência e ajudando os filhos, com isso mantem assegurada sua independência, assumem responsabilidades ficando de fora da imagem do “velhinho” em nossa sociedade.
Além disso é sabido que o fator da fragilidade física com o avanço da ciência consegue ser minimizado com remédios, vitaminas, boa alimentação, exercícios físicos e controle do estresse. Porém há grande dificuldade de conquistar de tal condição derivado da baixa remuneração da aposentadoria, na maioria dos casos. Mas o importante é que as pessoas tem como envelhecer com saúde e qualidade de vida.
Há uma grande farsa sobre idoso que na verdade não é quem traz um bolinho, e senta na cadeira de balanço no caso da mulher e no caso do homem usa uma boina e uma bengala reclamando da vida. A realidade é que o idoso tem seus motivos para seus direitos conquistados, pois podem contribuir de forma significativa para a sociedade independente de sua idade.
...