Revisão de Etica
Por: Ewer Thon • 11/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.434 Palavras (6 Páginas) • 544 Visualizações
Revisão em ética
1.De acordo com o Capítulo 1 do Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, sobre as responsabilidades fundamentais do Fisioterapeuta, CITE 4 parágrafos desse capítulo.
Artigo 1º- O Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia tratam dos deveres do fisioterapeuta, no que tange ao controle ético do exercício de sua profissão, sem prejuízo de todos os direitos e prerrogativas assegurados pelo ordenamento jurídico.
§ 1º: Compete ao Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional zelar pela observância dos princípios deste código, funcionar como Conselho Superior de Ética e Deontologia Profissional, além de firmar jurisprudência e atuar nos casos omissos.
§ 2º: Compete aos Conselhos Regionais de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, em suas respectivas circunscrições, zelar pela observância dos princípios e diretrizes deste código e funcionar como órgão julgador em primeira instância.
§ 3º: A fim de garantir a execução deste Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, cabe aos inscritos e aos interessados comunicar e observar as normas relativas ao Código de Processo Ético, para que os Conselhos Regionais e Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional possam atuar com clareza e embasamento, fatos que caracterizem a não observância deste Código de Ética.
2.Com base no código de ética profissional do fisioterapeuta, cite 7 artigos.
1.Artigo 4º- O fisioterapeuta presta assistência ao ser humano, tanto no plano individual quanto coletivo, participando da promoção da saúde, prevenção de agravos, tratamento e recuperação da sua saúde e cuidados paliativos, sempre tendo em vista a qualidade de vida, sem discriminação de qualquer forma ou pretexto, segundo os princípios do sistema de saúde vigente no Brasil.
2.Artigo 5º - O fisioterapeuta avalia sua capacidade técnica e somente aceita atribuição ou assume encargo quando capaz de desempenho seguro para o cliente/paciente/usuário, em respeito aos direitos humanos.
3.Artigo 6º - O fisioterapeuta protege o cliente/paciente/usuário e a instituição/programa em que trabalha contra danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência por parte de qualquer membro da equipe de saúde, advertindo o profissional faltoso.
4.Artigo 7º - O fisioterapeuta deve comunicar à chefia imediata da instituição em que trabalha ou à autoridade competente, fato que tenha conhecimento que seja tipificado como crime, contravenção ou infração ética.
5.Artigo 8º - O fisioterapeuta deve se atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, amparando-se nos princípios da beneficência e da não maleficência, no desenvolvimento de sua profissão, inserindo-se em programas de educação continuada e de educação permanente.
6.Artigo 9º - Constituem-se deveres fundamentais do fisioterapeuta, segundo sua área e atribuição específica:
7.Artigo 2º - O profissional que infringir o presente código, se sujeitará às penas disciplinares previstas na legislação em vigor.
3.A cerca da relação entre ética e moral, caracterize as duas.
Ética- é o estudo da moral
Moral- são os valores adquiridos pela cultura do homem que o faz racional, e o faz diferenciar o que é justo e injusto.
4.A Bioética e a Fisioterapia são conhecimentos recentes, desenvolvidos na segunda metade do século passado, que se consolidaram rapidamente. Na atualidade, são áreas de conhecimento reconhecidas e consagradas nos meios clínicos, científicos e sociais. Explique sobre as formas de refletir sobre bioética na área.
Um dos princípios da bioética é o estudo sistemático da conduta humana na nossa área. A forma na qual o profissional lida com o paciente é um fator muito importante, pois deve haver a bioética.
5.O exercício da fisioterapia, como de qualquer outra profissão de saúde, é permeado por diversos conflitos éticos. Cite 6 dilemas da nossa área.
1. Autonomia, cada pessoa tem o direito de governa a si próprio e suas decisões devem ser respeitadas.
2. Beneficiar, necessidade de buscar sempre o fazer bem para as pessoas.
3. Não maleficência, cuidado nas interversões para não causar danos.
4. Justiça principio da equidade, onde e necessário distribuir os benefícios, risco e custos de forma justas.
5. Permitir que o paciente sofra preconceitos, ou por não poder fazer devido a conceitos religiosos por trabalhar de forma errada de medo do que possa acontecer.
6. Não trabalhar com interdisciplinaridade.
6.Cite 4 competências do COFFITO. (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional).
1. exercer função normativa e o controle ético, científico e social do exercício da fisioterapia e da terapia ocupacional em todo território nacional;
2.Baixar todos os atos normativos necessários à correta interpretação e execução da Lei nº 6.316/1975;
3.Supervisionar e Fiscalizar o exercício profissional das profissões em todo o território nacional, estimulando e zelando pelo prestígio e bom nome daqueles que a exercem, através do estabelecimento de princípios de controle, capazes de fundamentar a promoção de uma assistência profissional independente, científica, ética e resolutiva;
4.Funcionar como Tribunal Superior de Ética nas demandas que envolvam profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.
7.Cite 4 competências do Crefito.(Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.)
1.Funcionar como Tribunal de Ética nas demandas que envolvam profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais;
2.Expedir a carteira de identidade profissional e o cartão de identificação aos profissionais registrados;
3.Promover a cobrança das anuidades, multas, taxas e emolumentos administrativos ou quando for o caso, judicialmente;
4.Arrecadar anuidades, multas, taxas e emolumentos que compõem sua receita para efetivação de seus objetivos, repassando ao Conselho Federal sua cota, parte determinada na legislação.
...