Roteiro - Dicas de Livros
Por: Graziela Dantas • 26/7/2020 • Abstract • 301 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
Introdução: A liberdade é uma palavra que agrada a maior parte das pessoas, diversas ideologias e correntes políticas pregam a defesa da liberdade, mas poucas realmente põem isso em prática. Os liberais defendem a promoção da liberdade, seja de imprensa, mercado, individual, de expressão, individual ou de empreender, e evitam imposições desnecessárias do Estado na vida das pessoas.
E porquê o liberalismo e a liberdade são tão importantes? Porque o liberalismo é o responsável pelos maiores avanços dos últimos 200 anos, pelo fim da escravidão, pela emancipação feminina e outras conquistas basilares para a nossa atual sociedade.
Por isso, elaborei esse vídeo para falar um pouquinho sobre o liberalismo, corrente que acredita e defende a liberdade individual e econômica, e sugerir alguns livros para você que está tentando se aprofundar no assunto.
1 - O Liberalismo: Antigo e Moderno - José Guilherme Merquior
2 - O caminho da Servidão - Friedrich Hayek
3 - Seis Lições - Ludwig von Mises
4- O que é o liberalismo - Donald Stewart Jr.
5 - Livre para Escolher - Milton e Rose Friedman
Introdução: Recentemente, vimos uma confusão com a afirmação do ex-candidato a presidência da República pelo partido NOVO, João Amoêdo, de que não defende o Estado Mínimo. Mas, você sabe o que ele quis dizer?
Desde a sua campanha, Amoêdo dizia que não defendia o Estado Mínimo, ou seja, uma limitação do papel e da atuação do Estado, mas sim o cidadão máximo, uma forma de dar mais dinheiro e poder aos cidadãos brasileiros e menos para os nossos governantes. Com isso, Amoêdo defende a redução do Estado no sentido de acabar com os privilégios dos políticos e elites.
Dessa forma, o estado poderia focar em entregar serviços de qualidade na saúde, segurança e educação. E, além disso, o cidadão teria mais liberdade para empreender e trabalhar, sem burocracia ou cobrança de impostos abusivos.
...