Roteiro Apresentação Livro de Literatura
Por: Aline Chagas • 11/1/2017 • Trabalho acadêmico • 815 Palavras (4 Páginas) • 704 Visualizações
Roteiro Apresentação Livro de Literatura
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, as instituições destinadas à educação infantil devem promover atividades que fomente os cuidados pessoais. No caso dos cuidados com os dentes é aconselhável que o educador infantil planeje atividades para que as crianças desenvolvam habilidades e construam conhecimentos sobre os cuidados com a boca, oferecendo oportunidades para que elas possam realizar sua própria higiene oral.
É importante combinar e pedir a cooperação das crianças para organizarem os materiais após o uso, descartar o fio dental, fechar a torneira conservando seus objetos de higiene pessoal. Nas instituições de educação requerida para a execução, pela criança, da técnica correta de escovação só estará desenvolvida aproximadamente aos cinco anos de idade. Assim, as crianças precisam que os adultos completem a escovação realizada por elas, principalmente à noite, antes de dormir e depois das refeições.
Pensando na questão do cuidado com os dentes na Educação Infantil e a observação que diversos alunos da turma já estão começando a troca de dentes, o planejamento da aula busca trabalhar esta questão, usando para isso a leitura do livro “E o dente ainda doía” da autora Ana Terra. Um livro lindamente ilustrado, com texturas. Todo escrito em caixa alta (letras maiúsculas), e com textos fáceis de ler. Esse também brinca com números, e a historinha vai se desenrolando, do número um ao dez. Um livro divertido que conta o “sofrimento” de UM Jacaré que estava com dor de dente.
Então dois Coelhos tentam ajudar, e um deles diz que sabia como resolver a dor no dente: “pegue essa cenoura e comece a roer. Mas nada resolvia, o Jacaré roía a cenoura e o dente ainda doía!”
Três Corujas entram na conversa, e aconselham que o Jacaré cutucasse o dente com um graveto bem forte. Quatro Tatus disseram que era preciso que o Jacaré mordesse um pedregulho, para curar a dor no dente. Mas nada resolvia, e o dente do Jacaré ainda doía!
Cinco patos se juntaram para ver o que estava acontecendo, e disseram que com um carinho o dente ia parar de doer! Também seis Ratinhos quiseram dar uma solução: mandaram que o Jacaré cobrisse o dente com sabão! Então sete Toupeiras saíram de um buraco, e mandaram que o Jacaré mastigasse uma raiz-forte.
O Jacaré tudo fazia, mas nada adiantava. O dente ainda doía!
Oito sapos que estavam em uma lagoa disseram que o melhor era lamber uma mosca. Depois nove esquilos de uma mesma família soltaram as vozes e mandaram que o Jacaré colocasse na boca um punhado de nozes e finalmente dez passarinhos vieram resolver o problema: Coloque no seu focinho essa pena!
O dente do Jacaré ainda doía, mas de repente, sem dar tempo de mais alguém chegar, o Jacaré bufou, começou a ofegar e deu um grande espirro. “Funcionou! A pena me deixou bonzinho! Já posso até matar a fome fazendo um lanchinho”
Então a bicharada toda deu no pé... Ninguém queria ficar para ser almoço de Jacaré!
Esse livro foi distribuído pelo Itaú - Fundação Itaú Social.
Planejamento de leitura literária para alunos de 4 a 5 anos na Educação Infantil
Planejamento elaborado para o final 1° semestre letivo. (Maio). Duração: 1 dia, dividido em 8 momentos.
Obra a ser trabalhada: E o dente ainda doía
Autora: Terra, Ana.
Ilustradora: Terra, Ana
Editora: DCL
A autora e ilustradora Ana Terra nasceu no Rio Grande do Sul. Publicou seu primeiro livro em 2004 e já conta com mais de 50 títulos publicados.
1° momento: organização da turma
Período: início da aula
Organizar os alunos sentados, no chão. A escolha dos lugares ficará a critério dos alunos.
Capacidade – Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.
...