Segurança na Eletricidade
Por: Fernanda Eulália • 15/3/2016 • Projeto de pesquisa • 290 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
Segurança na Eletricidade
Equipamento de Segurança Individual
Acidente de origem elétrica
RESUMO
Para que esse assunto seja mais claro e para que todos entendam vamos primeiro falar sobre atos inseguros relacionados com a condição humana e a condição segura com o ambiente. Os acidentes podem ser ocasionados pelo ato ou pela condição insegura e ainda pela combinação das duas.
Atos inseguros estão associados ao fato humano e ao contrário do que muitos pensam eles podem ser previstos, na sequencia veremos alguns fatores que levam a pratica do ato inseguro que podem levar o trabalhador a pratica do ato inseguro inadaptação a função dos fatores condicionais como: Tempo de resposta aos estímulos e coordenação motora. Fatores circunstanciais como doença, problemas com família e amigos e abalos emocionais.
- Personalidade, inadequação entre a função exercida e a personalidade do trabalhador.
- Desajustamento: Fatores relacionados as condições especificas do ambiente de trabalho que gera uma reação de não encadeamento do trabalhador problemas com a chefia, com a política da empresa e etc.
- Condições inseguras: São aquelas que estão relacionadas ao ambiente, podem se apresentar as más condições ou condições inadequadas da empresa ou a falta de EPIs
- Causas diretas de acidentes com eletricidade: Consiste com o contato físico direto, falha na isolação, esses contatos podem ser classificados em diretos e indiretos.
- Diretos: contato com parte que em condições normais de funcionamento estariam energizados.
- Indiretos: contato com parte que em condições normais de funcionamento não estariam energizados, mas que podem estar energizados por falha no isolamento.
- Causas indiretas de acidentes com eletricidade: As causas indiretas não estão relacionados a função prevista e desejada do sistema elétrico que consiste em gerar, transmitir, distribuir e alimentar aparelhos e maquinas com energia elétrica, as causas indiretas são descargas atmosféricas, tensões reduzidas e tensões estáticas.
...