Trabalho Apresentado Sobre Redes A
Por: Rogério Duarte • 29/9/2021 • Projeto de pesquisa • 2.299 Palavras (10 Páginas) • 156 Visualizações
1 - INTRODUÇÃO
O grande avanço da tecnologia na área de telecomunicações tem propiciado que as interações entre os componentes dos sistemas de telecomunicação ocorram de forma mais rápida e direta além de viabilizar também a integração de várias formas de sinais (voz, dados, vídeo, etc,) tornando possível o tráfego de todos esses sinais em uma mesma infraestrutura de comunicação. Face a esta realidade fez-se necessário o estabelecimento de padrões que garantam a mais alta performance e disponibilidade permitidas de modo que a infraestrutura de comunicações suporte ao uso de todas as formas de sinais e tecnologias existentes no mercado.
2 - APRESENTAÇÃO
O Projeto de implantação da rede de comunicação de dados no curso de Instalação e Configuração de Redes Locais desenvolvido no SENAC, será elaborado pela equipe A de acordo com as Normas ABNT e EIA/TIA. A rede de cabeamento estruturado a ser instalada permitirá a integração entre os sistemas de dados, permitindo que qualquer ponto instalado possa ser utilizado tanto pelo sistema de dados (rede de dados). O projeto é composto por este memorial descritivo e especificações técnicas de todos os serviços/materiais associados necessários para a execução do projeto.
3 - CONSIDERAÇÕES E PREMISSAS BÁSICAS
Para ter os resultados esperados na nossa implementação da rede projetada, faz-se necessário assegurar a obediência às normas, segundo os princípios aos quais relacionamos para nortear o projeto.
3.1 - NORMAS E PADRÕES
Este projeto tem como base as seguintes normas e padrões a seguir relacionados:
● EIA/TIA 568A: Padrões de telecomunicações da Associação das Indústrias de Telecomunicações; Foi usado o padrão A.
● EIA/TIA 607: Permite o planejamento, projeto e instalação do sistema de aterramento para o sistema de Telecomunicações em um edifício;
● EIA/TIA TSB-75: Práticas Adicionais do Cabeamento na Horizontal;
● NBR 14565: Norma que especifica o sistema de cabeamento estruturado para uso para redes internas.
3.2 - SISTEMA DE CABEAMENTO
Este projeto estabelece as seguintes premissas que devem nortear as ações do executor:
- Padronização da rede, para facilitar a Manutenção do Cabeamento;
- Utilização de componentes do Sistema de Cabeamento de Categoria 5;
- Utilizamos eletrodutos para fazer a distribuição do cabeamento, assim a fazer a organização do Cabeamento;
4 - CAPACIDADE PLANEJADA
LOCALIZAÇÃO: BARRAMENTO
- Quantidade de pontos: No primeiro Switch de 24 sendo que 4 portas dele estão utilizadas, já no segundo Switch de 24 portas estão utilizando 6 portas
- Total de pontos: 48 portas no Switch as quais 10 portas sendo utilizadas,já no Patch Panel tenho 24x3 sendo utilizadas 10 portas 68 disponível
4.1- TOPOLOGIA
Topologia é o termo usado para definir a forma como você estrutura a sua rede de computadores. Por exemplo, digamos que você acabou de fundar uma software house e deseja conectar todas as máquinas em uma única rede, agilizando a comunicação, a segurança e o compartilhamento dos arquivos.
Tendo em vista que o uso de pontos de consolidação e pontos de concentração estarem sendo descontinuados até para categoria 5e e para categoria 6 tal procedimento necessitaria de cabos que não são tão acessíveis no mercado, fabricados só sobre encomenda então os pontos a serem instalados seguiram a seguinte topologia: Os pontos seguiram da área de trabalho, sendo conectorizados em Patch-Panel no Rack.
Rack Canaleta Metálica
Eletrodutos de PVC Organizador de Fios
5 - IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES
5.1 - REGRAS DE IDENTIFICAÇÃO
Os sistemas de cabeamento estruturado normalmente envolvem uma grande quantidade de cabos de diversos tipos, em diversos caminhos e diferentes conexões, que requerem um esquema de identificação que permita a fácil localização física das tomadas, portas de patch panel, bem como o encaminhamento dos cabos.
.
5.1.1 - IDENTIFICAÇÃO DOS CABOS DE 4 PARES E TOMADAS DE REDE
Os cabos de 4 pares deverão estar identificados nas duas extremidades através de etiquetas plásticas que possibilitem a visualização da informação em todas as posições do cabo. A mesma identificação deverá estar fixada externamente no espelho da tomada em cada ponto de rede, de forma que permita a rápida visualização e identificação do ponto quando necessário.
5.1.2 - IDENTIFICAÇÃO DOS CORDÕES DE MANOBRA
O que é cordão de manobra: São componentes passivos de alta precisão utilizados na construção de redes ópticas para interligação entre equipamentos.
5.1.3 - IDENTIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ATIVOS
Os Switch, Routers e monitores, foram identificados através de etiquetas plásticas auto-adesivas, na cor “branca” com letras “pretas” e aplicadas no melhor local que permiti melhor visualização da etiqueta. Os equipamentos ativos deverão seguir o seguinte padrão de identificação:
EX. Rotuladora Etiquetadora Brother Pt-70 P-touch Pt70
5.2 - ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO
5.2.1 - ETIQUETAS PARA OS CABOS UTP
As etiquetas destinadas aos cabos deverão ser de alta aderência, com dimensões aproximadas de 2,4cm
...