Trabalho Mídia e Cultura – Malandragem como identidade nacional
Por: sofiz • 2/4/2015 • Dissertação • 284 Palavras (2 Páginas) • 460 Visualizações
Trabalho Mídia e Cultura – Malandragem como
identidade nacional
Aquele que se esquiva, que foge das responsabilidades, que presa o
ócio, está sempre querendo levar vantagem em todas as situações com o
mínimo de esforço, aquele que nega o trabalho, muitas vezes por ter origens
na escravidão e não querer abrir mão da liberdade enfim adquirida, o
malandro tem sido um importante protagonista na formação da identidade
brasileira desde a época da abolição da escravatura, mas que continua
presente na nossa sociedade até os dias de hoje.
Manuel Antônio de Almeida, Chico Buarque de Holanda, Noel Rosa,
Ismael Silva, Nilson Bastos, Francisco Alves, Mário Reis, entre outros músicos,
escritores e artistas imortalizaram a malandragem em suas obras,
contribuindo para fazer dela um aspecto essencial na cultura brasileira.
Muitas vezes inclusive retratando a própria realidade do artista, o qual era
visto como malandro assumido.
Hoje é impossível não associar o brasileiro ao malandro, muitas vezes
inclusive de uma maneira pejorativa como podemos ver no personagem
brasileiro do Walt Disney “Zé Carioca”, um papagaio com vida mansa com
traços de malandro que não trabalha e não tem conteúdo, presa apenas o
samba, a bebida e a vida boêmia.
Houve momentos na história em que se tentou erradicar o malandro
da identidade do país, a fim de instaurar uma imagem de um brasileiro
trabalhador, correto e direito, principalmente na época da ditadura militar.
Músicas que fizessem apologia à malandragem eram censuradas. O que
resultou em uma grande quantidade de músicas e poemas com tons irônicos
mostrando um “malandro consertado”, como podemos observar na música
de Chico Buarque:
CAPANGAS:
E eu que já fui
Um pobre marginal
Sem documento
E sem moral
Hei de ser um bom profissional
Que sucesso
O progresso
Corta
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