A ALEGORIA DA CAVERNA
Por: debora lorrany • 4/9/2021 • Trabalho acadêmico • 298 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
ALEGORIA DA CAVERNA
Explique o significado das seguintes expressões na alegoria da caverna de Platão:
Sombras
Luz da fogueira
Prisioneiro que foge
Prisioneiros que ficam na caverna
Caverna
Fora da caverna
Sombras: Engano/ilusão
Eles não sabiam o que tinha do lado de for a da caverna, então eles acreditavam (confiavam) no que viam, ou seja, confiavam nos seus sentidos.
Luz da fogueira: Conhecimento – Filosofia
Quando o prisioneiro saiu da caverna, a luz forte o incomodou, pois ele nunca havia experimentado aquilo. Então, isso significa que ele estava em sua zona de conforto/engano dada pelas sombras e a caverna, que pode ser confortável, e a verdade pode ser dolorosa (no inicio, e pelo menos), ou seja, ele estava se livrando de sua ignorância e saindo de sua zona de conforto.
Prisioneiro que foge: Sócrates - Filósofo - Governantes
Ele queria adquirir mais conhecimento, ou seja, conhecer o mundo de verdade, e também passar seu conhecimento aos outros (os prisioneiros que ficaram na caverna, no caso).
Prisioneiros que ficam na caverna: Gorvernados – Negacionistas
Eles eram pessoas ignorantes, não aceitavam que tinha um outro mundo lá fora, não queriam saber a verdade e por conta de seu orgulho e ignorância não saiam da caverna, ou seja, queriam viver no engano.
Caverna: Mundo Sensível (Objetos,Ilusão, Engano, Sentidos..)
Seria o nosso ser, pois eles mesmo se enganavam e seus próprios sentidos faziam eles acreditarem que aquilo era real, mas era tudo uma ilusão, pois eles não tinham visto mais nada além daquilo.
Fora da caverna: Mundo Inteligível ou Mundo das Idéias
(Perfeição, Verdade, Conhecimento, Idéia..)
É um mundo de conhecimento, onde eles conheciam a verdade e se livravam de todo o engano e ilusão oferecida pela caverna.
...