TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade no Portfólio Antropologia

Por:   •  20/9/2021  •  Dissertação  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade no Portfólio

Objetivos

• Refletir sobre as transformações nas relações humanas e sobre os significados de “humano” que ocorreram ao longo da História Ocidental.

• Analisar os principais desafios para a humanidade na atualidade e como eles podem ser enfrentados.

Descrição da atividade

Este ciclo tratou de como foi a organização da vida do ser humano em sua relação consigo mesmo e com os outros ao longo da história ocidental, dando ênfase para o mundo atual. Destacou também a importância de reconhecer os desafios humanos no sentido de estabelecer caminhos de superação. Posto isso, redija um texto acadêmico, de 1 a 3 laudas, discorrendo a respeito das seguintes questões:

1. Como têm sido as relações entre economia, desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano nos períodos da Idade Moderna e da Idade Contemporânea? O que é considerado mais importante e quais são as dificuldades predominantes nas relações humanas nesses períodos?

2. Como a questão da verdade tem sido tratada recentemente, considerando o fenômeno da pós-verdade?

3. O que é pós-modernidade, ou modernidade líquida, e quais são as suas consequências para o ser humano?

Desde a Antiguidade o desenvolvimento econômico e tecnológico foi muito importante para o desenvolvimento das civilizações, contribuindo para a organização das relações humanas e sociais. Nesses períodos de transição, aconteceram diversas mudanças que, pelos aspectos culturais, econômicos e tecnológicos ajudaram as pessoas a terem novas formas de agir e pensar. Na busca de um novo conhecimento, vemos presente na Idade Moderna o renascimento e o advento da nova Filosofia, que transformou o período feudal em um capitalismo industrial gerando uma sociedade burguesa. Com a ascensão da mesma, o homem tem uma nova visão de mundo, procurando produzir algo, como também um novo pensamento filosófico, buscando resgatar “a glória” do mundo clássico, o renascer.

A Idade Moderna foi marcada por alguns eventos muito relevantes, como a chegada dos europeus à América, em que buscavam simplesmente a descoberta de outras terras com foco no lucro, e tudo isso vai fazer uma mudança muito significativa na sociedade. Vemos em seguida outro grande acontecimento que foi a Reforma Protestante, que é o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo no século XVI. A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa. Por fim, foi imposta a questão dos interesses econômicos, uma vez que a Igreja estipulava a cobrança de impostos de todos seus fiéis. Nesse sentido, surge a Contrarreforma, que foi um movimento de reação da Igreja Católica ao surgimento de novas doutrinas cristãs na Europa, em um processo conhecido como Reforma Protestante.

No processo de monarquia, os Absolutistas empunham o seu poder sob a hegemonia da Europa, determinando seus territórios, após os reis usufruírem das revoluções liberais defensoras da divisão do poder político, até que os tronos e os parlamentos tomarem posse de forma mais rápida possível, prática econômica que ganhou o nome de mercantilismo. Com o início do século XVIII, surgiu o período denominado Iluminismo ou esclarecimento da sociedade. Ao usar a expressão do esclarecimento, os pensadores modernos caminhavam entre as trevas, desejando de ser alguém iluminado, capaz de sair da grande escuridão que a Idade Media os tornava reféns. Onde para os chamados esclarecidos, a Igreja, ligada ao Estado, conservava o homem prisioneiro de seus dogmas, propagando a irracionalidade e a falta de ciência. Nesse período da Idade Moderna o que é considerado mais importante é a visão do crescimento econômico (o lucro, a acumulação de bens), sem preocupar com as demais pessoas da sociedade. O interessante era a riqueza, e as pessoas mais pobres (sem posses/terras), ficava a margem da sociedade. As relações humanas pouco importam, o ser humano é considerado como ser de valor pelo que tem e pelo que produz.

A Idade Contemporânea representa principalmente o período de consolidação do capitalismo como o modo de produção e sua expansão por todo o globo terrestre entre os séculos XVIII e XXI. Os séculos XIX e XX foram o período áureo do capitalismo com os imensos avanços tecnológicos. Imensas cidades foram construídas, a população cresceu exponencialmente e distâncias foram encurtadas. Apesar de todos os avanços, a Idade Contemporânea foi marcada pela manutenção da miséria em grande parte da população, mesmo com a criação de tantas riquezas. Essa contradição do mundo capitalista gerou várias revoltas como, por exemplo, a Revolução Russa de 1917, que na verdade apenas mudou alguns ideais, mudando do capitalismo ao socialismo, mas a exploração continuava a mesma. Em seguida, outros movimentos marcaram esse período, como é o caso dos regimes totalitários, dentre eles, o fascismo e nazismo. Outro ponto muito marcante foram as duas grandes guerras mundiais com a criação da bomba nuclear, a crise de 1929 e a Guerra Fria.

Diante desta contextualização, a partir dos avanços da ciência foi possível melhorar as condições de vida de milhares de pessoas, aumentando a sua expectativa de vida. Porém, apesar de tantas riquezas e tantos avanços científicos, o mundo possui milhares de pessoas em pobreza extrema ou miséria, uma enorme quantidade de refugiados, vive guerras civis constantes, fruto do egoísmo e poder autoritário, catástrofes ambientais cada vez maiores, mudanças no mundo do trabalho (falta emprego), e em pleno século XXI o mundo está vivendo uma das maiores pandemias de ordem global. O que é considerado mais importante nesse período é a produção humana (o homem tem valor enquanto produz / mercadoria), a detenção de poder tecnológico, o capitalismo exacerbado fala mais alto, ou seja, quanto mais evoluído tecnologicamente, maior valor é agregado. As relações humanas são desprezadas, uma vez que ajudar o outro se tornou objeto de troca, ou seja, anteriormente a busca era por metais preciosos (acumulo de capital), hoje a busca é por energias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com