A Biografia de René Descartes entre 1596-1650
Por: Joice Valadares Barelli • 15/3/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 797 Palavras (4 Páginas) • 361 Visualizações
Biografia de René Descartes (1596-1650)
Para entender o contexto que René Descartes nasceu e viveu na história, e como ele foi importante no desenvolvimento da ciência, é preciso voltar na história, pois com certeza houve um mundo antes e um pós Descartes.
- Antecedentes Filosóficos: Platão – Aristóteles - Idade Média – Renascimento – René Descartes;
- Nascimento da Psicologia: Funcionalismo – Estruturalismo – Associacionismo;
- Teorias clássicas: Psicanálise – Behaviorismo – Psicologia Humanista – Psicologia Cognitiva
Nasceu em 31/03/1596, em La Haye- Touraine – França, ele era uma criança sem peso, e os médicos o desenganaram a sua mãe, mas vencendo todas as probabilidades ele ganhou peso e sobreviveu, sua mãe o batizou com o nome de Renatus (renascido) Cartesius (nome que deu ao método que ele criou);
Dos 8 aos 16 anos estudou no colégio La Fléche, porém a sua determinação em busca da verdade o levava a viajar por toda Europa;
Era filósofo, físico e matemático e em 1616 se formou em Direito, mas não exerceu essa profissão, e aos 22 anos partiu para Holanda, com a intenção de seguir carreira militar, onde ele serviu como soldado no exército de Mauricio de Nassau: foi nessa época que estabelece contato com as descobertas recentes da Matemática. Em 1619 entrou para as fileiras do Duque de Baviera. E durante todo inverno ele passa a maior parte do tempo em uma sala aquecida por um fogão, em que ele estuda e cria seu método, fundindo procedimentos de lógica, geometria e álgebra. Esse tempo será a concepção da possibilidade de uma matemática universal e usá-la promete renovar toda ciência e toda a filosofia.
Em 10 de novembro de 1619, ele alega ter tido três sonhos sucessivos interpretados como uma mensagem do céu para se dedicar à sua missão filosófica. A importância de Descartes a estes sonhos colidem com as características que são atribuídas geralmente ao seu sistema (racionalismo).
Depois de renunciar à vida militar, ele viajou para a Alemanha, Países Baixos e voltou para França para vender seus bens e, assim garantir uma vida independente, em que pudesse se dedicar aos seus estudos.
Ele passou uma temporada na Itália (1623-1625) e, em seguida, estabeleceu-se em Paris, onde rompeu com a filosofia aristotélica adotada pelos acadêmicos, tornando-se defensor do método racional e lógico para construir o pensamento científico e um dos principais percussores do iluminismo.
Mudou para Holanda em 1628, para se dedicar aos estudos e lá produziu sua obra mais importante, o Discurso sobre o método, no qual recomendava que as ciências físicas adotassem o mesmo método dedutivo usado pelos geômetras.
Em 1637 para ilustrar seu método, inclui no Discurso três apêndices científicos: Dióptrica, Meteoros e Geometria. A geometria foi a obra que revolucionou a matemática e abriu caminho para todo avanço das ciências experimentais nos séculos XVII e XVIII. Nesse contexto Descartes criou a geometria cartesiana, que pode ser vista como aplicação da Geometria à Álgebra e da Álgebra a geometria, teoria que deu origem ao que conhecemos hoje por Geometria Analítica que é um método que permitia representar os números de uma equação como pontos em um gráfico.
...