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A Ciencia Chamada Semiotica

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Por:   •  25/3/2015  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  494 Visualizações

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A ciência chamada Semiótica, ou teoria geral e da produção dos signos, teve sua origem na Rússia, na Europa Ocidental e na América. A semiótica, atualmente, é um campo de grande amplitude e variedade teórica. O autor Charles Peirce foi o fundador da semiótica.

Saussure, no Curso de Lingüística Geral, falava de uma semiologia, que pode ser comparada ou diferenciada da semiótica propriamente dita. As idéias de Saussure foram difundidas por seus alunos Charles Bally, Albert Sechehaye e Albert Riedlinger com a produção do livro Curso de Lingüística Geral, construído com base nas anotações de sete dos alunos do curso homônimo (três versões: entre 1907 e 1911) e de alguns manuscritos do próprio Saussure. F. Saussure estabeleceu a distinção entre “língua” e “fala” para que o paciente possa reconhecer um signo como tal e atribuir-lhe seu designado correspondente. É necessário que previamente possa apoiar-se, por um lado, nas representações psíquicas (ou significantes) dos “sons” concretos e, por outro, nas representações psíquicas (ou significados) dos referentes também concretos com os quais se relacionam esses sons. Os “signos” psíquicos, no sentido saussuriano do termo, serão constituídos, portanto, pela união dos “significantes” (ou imagem acústica dos sons) e dos “significados” (ou conceitos do referente).

A Semiologia aparece definida por Saussure, no Curso de Lingüística Geral (editado pela primeira vez em 1915), da seguinte forma: "Pode, portanto conceber-se uma ciência que estuda a vida dos signos no seio da vida social; ela constituiria uma parte da psicologia social e, por conseguinte, da psicologia geral; nós chamá-la-emos semiologia (do grego semeion, signo). Ela ensinar-nos-ia em que consistem os signos, que leis os regem. (...) A lingüística não é senão uma parte desta ciência geral (...)”.

Ferdinand Saussure (1857-1913) foi o fundador da lingüística moderna, cujos princípios básicos influenciaram profundamente o desenvolvimento do estruturalismo semiótico. Sua maior contribuição foi o projeto de uma teoria geral de sistema de signos, a que ele denominou Semiologia, e seu elemento básico foi à definição do signo. Outros princípios importantes de sua teoria foram a arbitrariedade do signo lingüístico, o conceito de estrutura, o conceito de sistema de linguagem.

Em relação aos determinantes teóricos da Semiologia, diferentemente de Peirce, que estabelece uma relação sígnica entre signo, objeto e interpretante, na corrente iniciada por Saussure são vistos o signo, o significado e o significante. O signo, numa definição mais básica, é qualquer coisa que substitua outra. Deste modo podemos imaginar um homem primitivo que desenhou um animal numa caverna representando o animal que havia caçado, por exemplo. O desenho do animal é o signo que representa o conteúdo que o homem primitivo quis expressar. Este homem, para representar o animal, uniu um conceito a uma imagem, ou seja, estabeleceu uma relação entre um significado e um significante. Saussure estipula o significante como uma imagem acústica, que se constitui como a representação natural da palavra enquanto fato de língua virtual, ou a representação psíquica desse som. Passando para outros moldes além do verbal, o significante seria uma imagem que afetasse a mente de uma pessoa.

Saussure estipula duas características

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