A ESTRATIFICAÇÃO E MOBILIDADE SOCIAL NO BRASIL
Por: Janaina Faria • 26/5/2020 • Artigo • 1.047 Palavras (5 Páginas) • 269 Visualizações
ETEC CIDADE DO LIVRO
JANAINA FARIA FERRAZ
ESTRATIFICAÇÃO E MOBILIDADE SOCIAL NO BRASIL
Professora Fernanda
Sociologia
Lençóis Paulista
22/05/2020
O IMPACTO DA PANDEMIA (COVID-19) NO CONTEXTO MUNDIAL
Subitamente, o mundo foi surpreendido com uma pandemia que veio para abalar com o cotidiano do ser humano. Tal vírus, mais conhecido cientificamente como Covid-19, possui um nível de transmissão ainda maior se comparado com outras doenças transmissíveis. O comércio internacional foi fortemente abalado com o tão presente isolamento social. Com as economias pelo mundo desaquecidas e restrições de transporte entre países, crescem os obstáculos para que empresas de diferentes lugares comprem e vendam bens entre si.
Os pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) destacam que fazer previsões em meio ao cenário incerto é uma tarefa difícil – os fatores que podem variar de forma imprevisível são muitos, o que compromete boa parte das metodologias que normalmente são aplicadas nesse tipo de projeção.
Não se sabe quanto tempo a pandemia e seus efeitos restritivos irão durar. Caso o período seja mais longo do que o esperado, ou caso haja novas ondas de disseminação do novo coronavírus, os impactos sobre a economia podem ser duradouros.
Com a crise, famílias e empresas estão vendo o dinheiro que entra todos os meses diminuir consideravelmente. Isso pode levar a problemas de pagamentos de empréstimos, afetando os sistemas financeiros dos países. Em países mais desenvolvidos, esse risco é menor, por haver mais solidez no setor bancário e pelos esforços que estão sendo feitos de aumentar a liquidez da economia.
Governos ao redor do mundo têm tomado medidas sem precedentes para apoiar trabalhadores e empresários durante a pandemia. O Reino Unido, por exemplo, anunciou que pagará parte dos salários dos trabalhadores impossibilitados de atuar em razão da doença.
MOBILIDADE SOCIAL NO BRASIL DIANTE DA PANDEMIA
A pandemia provocada pelo novo coronavírus fará a economia brasileira encolher 5,2% neste ano, prevê a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Segundo o órgão, vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), a América Latina sofrerá a pior crise social em décadas, com milhões de pessoas passando por desemprego e pobreza.
Diversos líderes das principais potências do mundo, até aqueles – como Trump – que inicialmente desdenharam do perigo à vida humana representado pelo vírus, agora adotam medidas em defesa das suas populações. Sem surpresa, infelizmente, o Brasil se torna o inverso do mundo.
Ao contrário desse passado, o Estado brasileiro tem sido, na verdade, um dos problemas no combate a pandemia global. Desde o início do governo Bolsonaro, o país tem se colocado ao lado daqueles que se orientam pelo desprezo aos direitos humanos, ao conhecimento científico e a peças importantes do sistema multilateral.
O antigo ministro da saúde de seu governo se absteve de participar de reuniões no seio da OMS para discutir a pandemia. Seu filho, Eduardo Bolsonaro, e o ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo, em vez de criarem mais possibilidades de cooperação com a China, criaram uma crise diplomática e reforçaram declarações xenófobas.
Segundo matérias publicadas pela imprensa, enquanto o chefe de Estado minimizava as complicações do vírus e Eduardo Bolsonaro hostilizava abertamente a China nas redes sociais, os Estados Unidos fechavam uma negociação com Beijing para a compra de equipamentos de proteção individual e testes num montante tão elevado que simplesmente fez com que a produção chinesa fosse direcionada para atender as demandas estadunidenses.
A ESTRAFICAÇÃO
Adentrando num contexto mais próximo do conhecimento comum, sabe-se que, especialmente no Brasil, há uma taxa de desigualdade bastante perceptível, que se encontra num ranking mundial altíssimo. Mas o que isso tem a ver com a pandemia que afeta diretamente o ser humano? Exatamente, tudo se for levar em conta a situação deste mesmo país.
...