TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escada de Jacob

Por:   •  16/8/2018  •  Artigo  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 7

A GDGADU

ARLS 1º de Agosto nº 101 – Oriente de Bauru

Breves comentários sobre a Escada de Jacob

Segunda Instrução

        Meus IIr.’., o Painel da Loja de A.’. M.’. que vemos, representa o caminho para atingirdes, pelo trabalho e pela observação, o domínio de vós mesmos, condensam-se nele todos os símbolos que deveis conhecer e juntos bem interpretá-los.

        Um dos símbolos que encontramos no Painel da Loj.’. de A.’. é a Escada de Jacob, que simbolicamente representa a ligação entre a Terra e os Céus.

        A origem da introdução do simbolismo da Escada de Jacó na Maçonaria Especulativa deve-se à visão de Jacó, registrada no Velho Testamento, Gênesis cap. 28 vers. 10 a 17, os quais passamos a transcrever:

[pic 1]

Jacó partiu de Berseba e foi para Harã. Chegando a determinado lugar, parou para pernoitar, porque o sol já se havia posto. Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e deitou-se. E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: "Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado. Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência. Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi". Quando Jacó acordou do sono, disse: "Sem dúvida o Senhor está neste lugar, mas eu não sabia!". Teve medo e disse: "Temível é este lugar! Não é outro, senão a casa de Deus; esta é a porta dos céus".

        Sabe-se que nessa ocasião Jacob fugia da ira do seu irmão, Esaú, que o ameaçava de morte. Fatigado, pernoitou no deserto e, deitando-se, tomou a terra como seu leito, uma pedra por travesseiro e a abóboda celeste como coberta, antes ter referido sonho.

        Este sonho reflete um trato solene que Deus teria feito com Jacob, onde este deveria observar às suas leis e guardar seus mandamentos e em contrapartida Deus não só o levaria de volta para seu pai em paz e prosperidade, como faria de sua descendência um povo grande e poderoso.

        O trato solene foi plenamente cumprido e Jacob foi agraciado com o recebimento gentil de seu irmão na casa de seu pai, tornando-se o segundo homem do Egito, por ordem do Faró.

        Temos, pois, que a Escada de Jacob é a ferramenta descrita nas escrituras que auxilia os Maçons a atingirem os céus. Ferramenta esta que se encontra apoiada no L.’. L.’..

        A escada de Jacob é constituída de muitos degraus e voltas, correspondendo em número às virtudes morais; erguendo-se, portanto, a partir do Altar dos Juramentos, sustentada pelo L.`. L.`. vai em direção à abóbada celeste representada no teto da Loja. Na base da escada, centro e topo encontramos três símbolos: a cruz - que representa a , a ancora que representa a ESPERANÇA e um braço estendido em direção a um cálice que representa a CARIDADE e no seu ápice uma estrela de sete pontas.

        No dicionário encontramos um dos significados de estrela = destino, sorte, fado, fadário. A estrela de Davi, símbolo judaico tem 6 pontas, formada pela interposição, entrelaçamento ou superposição de dois triângulos eqüiláteros. No painel do aprendiz, ao lado da estrela de 7 pontas encontramos à direita a Lua rodeada de 7 estrelas e à esquerda o Sol. O número 7, na simbologia mística nos esclarece do porque uma estrela incomum de 7 pontas no ápice da escada de Jacob.

        A  no G.’. A.’. D.’. U.’. é, por definição, a certeza da existência daquilo que não conseguimos ver. A ESPERANÇA na salvação é a crença de que sempre é possível, embora muitas vezes não pareça ser. A CARIDADE para com todos os homens, admirável por si só, é o mais brilhante ornamento de nossa profissão maçônica.

        A CARIDADE é o degrau mais importante da Escada de Jacob, conforme extrai-se do L.’. L.’. : Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a Fé, a Esperança e a Caridade, estes três, mas a maior destas é a Caridade. (1 Coríntios 13:11-13).

        As doutrinas contidas no L.’. L.’. nos dão a certeza de que a Escada de Jacob nele se apoia, nos levando a acreditar na providência Divina, isso nada mais é do que a , subimos, então o primeiro degrau.

        Essa FÉ, naturalmente, cria em nós a ESPERANÇA de alcançar as abençoadas promessas contidas no L.’. L.’., alçando-nos ao segundo degrau.

        O terceiro e último é a CARIDADE e compreende o todo. E o Franco-Maçom que possui essa virtude no seu mais amplo sendo pode, com justiça, considerar ter chegado ao ápice de sua profissão. Figuradamente chegou à mansão etérea, velada aos olhos dos mortais pelo firmamento estrelado, emblematicamente representado em nossas lojas por sete estrelas, numa alusão ao igual número de Franco-Maçons regulares, sem cuja quantidade nenhuma loja é perfeita e nenhum candidato pode legalmente ser iniciado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com