A FILOSOFIA DE PLATÃO
Trabalho Escolar: A FILOSOFIA DE PLATÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miriade • 18/5/2013 • 321 Palavras (2 Páginas) • 546 Visualizações
Platão, parte do princípio, que somente os sábios podem dirigir o Estado. Desta forma, a relação saber-poder, estabelece sem dívida alguma conexão com o processo de uma escola excludente e os fundamentos da exclusão social. Porém, vale ressaltar a confiança que Platão depositou na educação, principalmente, no aspecto do processo de construção de uma elite dirigente. Somente a educação poderia criar homens dirigentes compromissados com o bem comum, ou seja, uma aristocracia descompromissada com a cobiça da riqueza.
Em A República, Platão constrói a ideia de uma comunidade alternativa contrapondo-se às comunidades existentes, com real destaque para a Educação. Por entre linhas, Platão se projeta como o primeiro pensador a se posicionar em favor do caráter público da educação, entregando ao poder estatal a responsabilidade não só de sua execução como também a formulação de seus pressupostos teóricos.
Quando se fala do nexo íntimo entre filosofia e política na perspectiva platónica é preciso ter presente que não se trata de fazer uma apologia incondicional da filosofia no sentido de todos os homens (cidadãos) se dedicarem à filosofia. O objetivo perseguido pelo texto platónico é mostrar que todos devem orientar a sua ação pela justiça. Só aí poderão encontrar a sua plena realização como homens uma vez que a arte humana e a arte política coincidem, segundo a posição platónica.
Portanto, para se chegar a rei-filósofo o indivíduo precisa de paidéia (educação), pois possuirá a episteme (ciência). Ele chegará à ideia de Bem e aplicará na polis seu conhecimento para garantir uma polis bem conduzida. Este é o homem virtuoso por excelência.
Assim, o paradoxo entre a educação como um livre desenvolvimento das faculdades naturais e a educação como um processo de restrição dessa mesma liberdade parece se desfazer na obra de Platão na medida em que postula uma restrição imediata da liberdade, tendo em vista o seu verdadeiro conceito e o sumo Bem a serem realizados plenamente somente na cidade justa.
...