A Filosofia Moderna
Por: natoliveira • 28/10/2016 • Resenha • 293 Palavras (2 Páginas) • 1.778 Visualizações
A filosofia moderna surgiu no século XVII e marcou a ciência a economia e a política. Assim, na filosofia moderna o foco deixa de ser Deus, passando a valorizar o homem. Esse período também é marcado pela racionalidade, ou seja, por um sistema racional como a matemática, a física, astronomia e etc.
A Idade Moderna traz uma nova proposta de visão do mundo, o conhecimento das coisas externas, como a natureza, a representação e a idéia de que tudo que pode ser conhecido pode ser representado.
Pode-se destacar nesse período o Empirismo, que vem do grego e significa experiência, especificamente experiências que provém dos sentidos, ou seja, as ideias surgem da experiência sensível. Entre os filósofos empiristas os mais conhecidos são David Hume, George Barkeley e John Locke.
Ainda na filosofia moderna, vemos a metafísica, a ciência que busca as causas por detrás dos fenômenos, e a Teoria Heliocêntrica de Copérnico, teoria de que o sol se encontra no centro do sistema solar, e Galileu, que contribuiu para a ciência com o aperfeiçoamento do telescópio, e o uso da linguagem matemática. A Ética, onde pode-se citar Kant, filosofo que defende a liberdade e a racionalidade humana, apesar de sua ideia de que o ser humano é por natureza egoísta.
No pensamento político, temos Nicolau Maquiavel, que em sua concepção não admitia nenhum pensamento externo a política, com por exemplo Deus. Sua obra foi duramente criticada, e por isso há a ligação de seu nome com a palavra maquiavélico.
Por fim, destaca-se Hegel, que baseou na Revolução Francesa seu pensamento
na busca pela liberdade.
Contudo, conclui-se que a Filosofia Moderna foi marcada por pensamentos
distintos, mas sempre buscando entender o homem, tornando também a
realidade algo racional com causas e efeitos que podem ser conhecidas pelo
homem.
Bibliografia
Apostila UNIFRAN História da Filosofia Moderna I
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_moderna
http://fortium.edu.br/blog/anamaria_amorim/files/2010/03/5a.-Apostila-de-Filosofia.pdf
...