A Filosofia, ao contrário de outras disciplinas
Por: elaine.costa • 20/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.437 Palavras (6 Páginas) • 341 Visualizações
[pic 1] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA – 60h
[pic 2]
UNIDADE 1
O HOMEM
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
1. Afinal o que é filosofia?
A filosofia, ao contrário de outras disciplinas, não tem campo de atividades rigidamente estabelecido dentro do ordenamento existente. Não determina, questiona, isto é escapa a qualquer determinação estabelecida, dogmática e está aberta aos questionamentos de valores sociais, éticos, políticos, da ciência, arte e cultura, da vida humana no sentido lato. A filosofia é um desafio ao óbvio, ao pensamento, ao conhecimento do senso comum.
2. O que é o homem?
O homem é um ser que fala e se expressa por meio de muitas linguagens como, a escrita, a arte, teatro, pintura, escultura, e muitas outras. A palavra encontra-se no limiar do universo humano, pois caracteriza fundamentalmente o homem e distingue do animal. O mundo resultante da ação humana é um mundo que não podemos chamar de natural, pois se encontra transformado pelo homem. O homem precisa viver em sociedade para se humanizar, é um ser capaz de criar interdições, proibições ou normas que definem o que pode deve ou não ser feito.
3. O que é cultura?
A cultura é tudo que o homem produz ao construir sua existência, as práticas, as instituições, os valores materiais e espirituais. Se o contato que o homem tem com o mundo é intermediado pelo símbolo, a cultura é o conjunto de símbolos elaborados por um povo em determinado tempo e lugar. A cultura é um processo que caracteriza o homem como um ser em constante mutação, um ser que transforma, que se faz à medida que transcende, que ultrapassa a própria experiência. A cultura faz parte da sociedade humana e está organizada mediante uma linguagem inserida a partir dos conhecimentos adquiridos pelas experiências vividas, educação e crenças da sociedade.
4. O que é trabalho?
O trabalho realiza-se como atividade coletiva, alem transformar a natureza, humanizando-a, o trabalho transforma o próprio homem. Por meio do trabalho, o homem se auto produz, desenvolve habilidades e imaginação, aprende a conhecer as forças da natureza e a desafiá-las, conhece as próprias forças e limitações, pois relaciona-se com os companheiros, impõe-se uma disciplina.
5. Que influências tem o trabalho dentro de uma cultura?
O trabalho estabelece a relação dialética entre a teoria e a prática, pela qual uma não pode existir sem a outra, através do trabalho o homem coloca suas teorias em prática.
6. O que se entende por alienação?
Alienar é transferir para outro o que é seu, se admitirmos que , pelo trabalho, ao mesmo tempo em que o homem faz uma coisa, também se faz a si mesmo, o trabalho alienado é condição de desumanização, os trabalhadores perdem o controle do produto e consequentemente de si mesmos, tornando-se incapazes de atuar no mundo com iniciativa própria e de forma crítica.
UNIDADE 2
O CONHECIMENTO HUMANO E CIENTÍFICO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
1. O que é conhecimento?
Conhecer é um agir, que precisa dum outro objeto. Sujeito e objeto do agir são correlativos, estão no mesmo ato, identificam-se no ato. O conhecimento não é um elemento isolado, ao lado de outros atos, pois participa de toda a conduta humana. Conhecer também é julgar, formar juízos, a partir de idéias e juízos conquistamos, avançamos para outros conhecimentos.
2. Quais as possibilidades do conhecimento?
As possibilidades do conhecimento são o ceticismo, o realismo, o empirismo, e o racionalismo.
O ceticismo relativo consiste numa posição moderada em relação ao ceticismo absoluto, em vez de negar radicalmente nossas possibilidades de conhecimento, o ceticismo relativo nega parcialmente nossa capacidade de conhecer a verdade.
Fenômenalismo, esse termo deriva de fenômeno, que significa a manifestação de um fato, a aparência de um objeto qualquer, defende que só podemos conhecer a aparência dos seres, tal como se apresentam à nossa percepção sensorial e intelectual.
Probabilismo, defende que nosso conhecimento é incapaz de atingir a certeza total das coisas, o que podemos alcançar é uma verdade provável. Esta probabilidade pode ser digna de maior ou menor credibilidade, mas nunca chegará ao nível de plena certeza, da verdade absoluta.
Empirismo é uso da experiência dos sentidos, todas as idéias derivam da sensação ou da reflexão.
O Racionalismo é uso da razão, operações internas da mente, fonte básica do conhecimento que se desenvolve pela reflexão.
O Realismo, trata-se da realidade concreta, tanto os sentidos como a razão humana tem participação determinante na origem de nossos conhecimentos.
3. A ciência moderna nasceu só do interesse por conhecer ou do desejo de conhecer para dominar a natureza?
A ciência moderna nasce ao determinar objetos específicos de investigação e ao criar um método pelo qual se fará o controle desse conhecimento. Por exemplo, a astronomia, a matemática, a física, e posteriormente a química, dessa forma a utilização de métodos rigorosos permite que a ciência atinja um tipo de conhecimento sistemático, preciso e objetivo. Permitindo prever acontecimentos e também agir sobre a natureza de forma mais segura.
4. Faça um resumo com suas palavras do texto: A possibilidade do conhecimento.
Tem por objetivo o estudo da possibilidade do conhecimento de investigar as origens da natureza e essência de seu valor e limites, e também estuda o problema da verdade, que somos capazes de conhecer através da razão humana. Conhecer é representar alguma coisa distinta do sujeito que conhece, ou seja um objeto a ser conhecido.
5. Que consequências, boas e más, o desenvolvimento das ciências e das técnicas tem tido para a vida do homem? Analise, reflita e responda.
...