A Filosofia do Cotidiano
Por: Sandra • 5/4/2015 • Trabalho acadêmico • 660 Palavras (3 Páginas) • 610 Visualizações
Nome: SANDRA DOS SANTOS GALINDO
RA: 10304046-5 Disciplina: FILOSOFIA DO COTIDIANO
Curso: PEDAGOGIA
Tarefa Unidade 01
- O que é o mito do cientificismo? E por que se trata de um reducionismo?
Resposta: Criado pelo positivismo, o mito de cientificismo, é a valorização exagerada do conhecimento científico, visto como o único conhecimento perfeito. Trata-se de um reducionismo, pois o positivismo valorizava exageradamente o conhecimento científico, excluindo assim outras formas de abordagem do real, tais como: o mito, a religião e mesmo a filosofia, consideradas expressões inferiores e superadas da experiência humana. Mas essa exclusão é arbitrária e mutiladora, pois: reduz o objeto próprio das ciências à natureza observável, ao fato positivo; reduz a filosofia aos resultados das ciências; reduz as ciências humanas às ciências da natureza.
Portanto, a preocupação positivista de tudo reduzir ao racional redonda no seu oposto, ou seja, na criação de mitos.
- Explique por que a tecnocracia é condição da alienação.
Resposta: Segundo a tecnocracia, o saber esta centrado, apenas, com os que possuem o conhecimento derivado da ciência e sendo assim, aqueles que não detêm esse saber, aceitam passivamente o que lhe é cobrado, pois é alienado e dominado.
Produzindo efeitos irracionais, a tecnocracia aumenta o controle do homem sobre a natureza e a sociedade, trazendo assim consequências que já conhecemos, como o desequilíbrio ecológico, alienação humana e da dominação.
- Explique como é a visão cientificista do mundo.
Resposta: A tecnologia contribuiu e contribui muito para a evolução da ciência, fazendo com que as pessoas vivam cada vez melhor, aumentando gradativamente a qualidade de vida da população, tornando-as mais ativas e seguras. Portanto, a visão cientificista do mundo é o melhoramento da vida social de todos os seres vivos, possibilitando ao homem agir de forma eficaz sobre a natureza e a sociedade, proporcionando um mundo cada vez melhor.
- Quais são os papéis do filósofo diante da ciência?
Resposta: Cabe ao filósofo, discutir os conceitos que são usados, da validade dos métodos, do valor das conclusões, bem como da concepção de homem subjacente a cada ciência, estabelecer a interdisciplinaridade dos diversos campos do saber, refletir, investigar e analisar as condições em que se realizam as pesquisas e as conseqüências das técnicas utilizadas.
- O que significa dizer que a herança iluminista nos trouxe "luzes" e "sombras"?
Resposta: As luzes vieram para libertar o homem da visão dogmática da igreja, o homem podia espantar o medo causado pela ignorância e superstição, guardando a esperança de um mundo, onde as luzes da razão permitiriam a melhor qualidade de vida possível e a libertação dos preconceitos, da violência e do arbítrio, na medida em que pregava o conhecimento através do racionalismo, fazendo com que a humanidade evoluísse no desenvolvimento das ciências.
Trazendo as sombras, o pensamento iluminista tende a ter um caráter mais individualista, voltada aos interesses burgueses. Fazendo assim, com que o homem se desenvolvesse cientificamente, porém regressasse em suas relações, tornando-se egoísta e insensível às necessidades dos outros.
...