A Filosofia e Etia
Por: flavio_baia • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 922 Palavras (4 Páginas) • 144 Visualizações
INSTITUTO BRASILEIRO DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO – LTDA
POLO DE CRISTALANDIA DO PIAUÍ-PI
PEDAGOGIA 2
FILOSOFIA E ÉTICA
PROESSORA: Françueza
ALUNA: Joselha Lino dos Santos Bispo
DATA: 12/12/14
INSTITUTO BRASILEIRO DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO – LTDA
POLO DE CRISTALANDIA DO PIAUÍ-PI
CURSO: PEDAGOGIA 2
PROESSORA: Françueza DISCIPLINA: FILOSOFIA E ÉTICA
ALUNA: Joselha Lino dos Santos Bispo DATA: 12/12/14
RESUMO
Infere-se o texto que, a Democracia torna o cidadão detentor do poder de escolher seus representantes, ou seja, cada indivíduo através do voto pode decidir diretamente sobre um determinado assunto. Politicamente é como os membros de uma comunidade participam de assuntos públicos e de interesse social.
Democracia, palavra de origem grega (demo-povo e cracia-governo) foi desenvolvida pelos gregos da cidade de Atenas, que tinham o acesso restrito a esses direitos, onde mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não podiam de forma alguma participar de tais decisões. Eles entendiam politica como sendo algo superior e não questionável.
Em nosso país, exercer a democracia é algo obrigatório, onde cidadãos entre 18 e 65 anos não podem deixar de votar sem justificativa.
A democracia pode ser exercida direta e indiretamente. Na forma direta o povo decide sobre os assuntos através de plebiscito (consulta popular). Já na forma indireta escolhemos representantes como vereadores, senadores e deputados para decidir por nós.
Tais conceitos nos fazem refletir sobre os exemplos passados pela Grécia Antiga e presentes, percebemos que vivemos em um regime chamado democrático que encobre ditaduras e autoritarismos. Apesar de terem sido eleitos pelo povo os governantes cometem tantas barbáries e arbitrariedades.
Ao falar de democracia, não podemos esquecer o termo Cidadania que representa o respeito, e esta associada à vida em sociedade, onde o cidadão deve respeitar tudo e todos e ser respeitado. Sua origem está ligada ao desenvolvimento das cidades. Dessa forma para entendermos sobre cidadania precisamos entender sobre as mudanças nas estruturas socioeconômicas nas quais incidiram, na evolução do conceito e da prática da cidadania, de acordo com a necessidade de cada época.
Agir, interagir, relacionar, compreender, vivenciar, colaborar, entender e tentar responder adequadamente aos desejos, anseios, motivações, temperamentos e oscilações de humores daqueles que nos rodeiam, faz parte dos princípios do cidadão. Valorizando e aplicando estes fatores, conseguiremos construir assim um dos pilares da liderança e da capacidade de interagir com o sucesso na vida profissional e pessoal.
...