A Flexibilização do Trabalho
Por: augustosalgueiro • 15/6/2015 • Dissertação • 572 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
“A flexibilização do direito do trabalho é também entendida como um instrumento de adaptação rápida do mercado de trabalho. Neste sentido é concebida como a parte integrante do processo maior de flexibilização do mercado de trabalho, consistente no conjunto de medidas destinadas a dotar o direito laboral de novos mecanismos capazes de compatibilizá-lo com as mutações decorrentes de fatores de ordem econômica, tecnológica ou de natureza diversa exigentes de pronto ajustamento”
Em sala de aula discutimos em diversos aspectos sobre a flexibilização do trabalho e suas precarizações, mostrando um pouco sobre a realidade que estamos vivenciando, a vida das pessoas que lutam para se englobar no mercado de trabalho competitivo. Um dos exemplos que discutimos foi sobre a empregada doméstica que antes de sair a Lei que regulamenta a sua profissão, a funcionária doméstica era tratada de várias maneiras que a sua profissão era explorada. Após o surgimento da lei os patrões continuam com a exploração da mesma forma, abandonando e desvalorizando a profissão da empregada domesticas por diarista.
Podemos observar nesse ponto uma grande exploração do trabalho onde a mas-valia ela continua sendo predominantemente como diz o autor.
“ A ação de empresas e governo tem destruídos o mercado de trabalho e mais parece o jogo da dança das cadeiras. A cada parada da música somem cadeiras do jogo. Aquelas que podem melhor disputar sua cadeira assim o fazem,enquanto os outros, cada vez em número, ficam assistindo em pé”.(Mattoso,1999:20)
A flexibilização nas relações de trabalho parte pela precariedade que se mostra em toda parte que dá danos aos trabalhadores, pois como discutimos em sala de aula, os empregados vãos a procurar de emprego, e recebem uma grande carga de ideologia, que aquilo que eles vão fazer é facilmente, mas em outro ponto ou eles aceitam por necessidade ou perde a chance de trabalhar, pois a fila a de reserva que espera por uma vaga de trabalho é imensa.
Como diz o Bourdieu “A precariedade atua diretamente sobre aqueles que ela afeta e indiretamente sobre todos os outros pelo temor que ela suscita e que é metodicamente explorado pelas estratégias de precarização, com a introdução da famosa “flexibilidade”. Começa-se assim a suspeitar que a precariedade é o produto de uma vontade política, e não de uma fatalidade econômica, identificada com a famosa “mundialização.
A nossa equipe lemos a pagina 224 a 225 da apostila e discutimos sobre a terceirização das empresas que vem nos mostrar que é um dos componentes da burguesia manipular e explorar os trabalhadores a procura do lucro e do superlucros. Nisso consiste uma grande forma de destruir, individualizar limitando o mínimo a socialização do trabalho e aconstrução de sujeitos coletivos.
O Druck vem nos falar em sua discussão sobre o trabalho tentando aprofundar a separação entre o trabalho prescrito e o trabalho real.
O conceito de trabalho real (atividade), pode-se dizer que é aquilo que é posto em jogo pelos trabalhadores para realizar o trabalho prescrito (tarefa). Logo, trata-se de uma resposta às imposições determinadas externamente, que são, ao mesmo tempo, apreendidas e modificadas pela ação do próprio trabalhador.
O conceito de Trabalho prescrito(ou tarefa) refere-se ao que é esperado no âmbito de um processo de trabalho específico, com suas singularidades locais. O trabalho prescrito é vinculado, de um lado, a regras e objetivos fixados pela organização do trabalho e, de outro, às condições dadas. Pode-se dizer, de forma sucinta, que indica aquilo que ‘se deve fazer’ em um determinado processo de trabalho.
...