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A HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL

Por:   •  25/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  167 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC[pic 1]

INSTITURO DE CULTURA E ARTE – ICA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

Resumo:

-  Confissões -

Santo Agostinho

ALUNA: BÁRBARA SANTIAGO DE SOUZA

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL

PROFESSOR: ÁTILA

PERÍODO: 2010.1

Resumo do livro "Confissões"
       

A  vida de Agostinho poderia  ser bem resumida  se nos baseássemos nos capítulos de um livro, já que ele usou o formato de "biografia espiritual", na sua obra intitulada de  "Confissões". Agostinho estabeleceu a igreja de sua época de variadas  maneiras, de uma forma  que temos de voltar ao seu nascimento para começar a entender a sua vida.

Em "Confissões",  Agostinho começa falando de sua infância e de como percebeu o pecado de um homem jovem, como ele recorda. Ele se lembra no capítulo dois de roubar as peras de uma árvore, porém não era pela necessidade de se alimentar, mas apenas para ser mau e nada mais. Ele se concentra aqui no seu décimo sexto ano, um ano de preguiça, luxúria e travessura de adolescentes. A memória de roubar algumas peras pede uma sondagem profunda das motivações e objetivos de atos pecaminosos. Ele também lembra de como tinha desejado depois de ler "Cícero Hortensius", ser um grande orador. Ele acabou estudando em Cartago, ensinou retórica e aí então foi chamado a Milão, em 383 a ensinar.

     Aurélio Agostinho nasceu em Tagasta, cidade da Numídia, de uma família burguesa, em 13 de novembro do ano 354. Patrício, seu pai, não era um crente e ele se lembra após a morte de sua mãe no capítulo nove de "Confissões", que foi "beber da graça de Deus mesmo de peito de sua mãe". Assim, embora seu pai fosse um descrente em Cristo, sua mãe rezou com fervor e com muitas lágrimas para a salvação do seu filho. Como ele cresceu, ele parecia ir ainda mais longe da verdade de sua juventude.

     No quarto capítulo de "Confissões de Agostinho", recorda como foi atraído para o maniqueísmo: ele achou atraente o foco sobre astrologia, a filosofia e a maneira de descrever e definir a vida. Quando Fausto, um grande professor de maniqueísmo mencionado no capítulo cinco foi para Milão, Agostinho procurou-o para uma conversa. Desiludido com as suas respostas inadequadas a questões específicas, Agostinho viu a falta de mérito no maniqueísmo e afastou-se cada vez mais.  Ele decide fugir de seus problemas conhecidos em Cartago aos problemas ainda desconhecidos, em Roma. Então ele decide se aplicar a um cargo de professor em Milão. Aqui ele conhece Ambrose, que acaba  confrontando-o com um testemunho impressionante para o cristianismo católico e  abre  possibilidades de interpretação alegórica das Escrituras, ajudando  especialmente Agostinho a superar sua desconfiança sobre o Antigo Testamento. Agostinho decide se tornar um noviço cristão.

     Agostinho traça o seu crescente desencanto com as concepções maniqueístas de Deus, do mal, da compreensão de Deus e sua incorruptibilidade. Mas seu pensamento ainda é vinculado por suas noções materialista da realidade. Ele rejeita a astrologia e se vira para o estudo do neoplatonismo. Segue-se uma análise das diferenças entre platonismo e do cristianismo e um relato notável de sua dotação de plotiniana sabedoria e sua experiência de êxtase plotiniana. A partir daí, ele chega finalmente ao estudo diligente da Bíblia, especialmente os escritos do apóstolo Paulo.  Sua peregrinação está atraindo para seu objetivo, como ele começa a conhecer Jesus Cristo e ser atraído por ele na fé.

     Eventualmente, sua mãe Monnica fez muitas orações para a salvação do seu filho que acabaram sendo atendidas. O Senhor teve piedade de Agostinho em seu jardim. Ele estava em seu jardim com Adeodato (seu filho com uma concubina, anos antes), Alípio seu amigo e se converteu após ouvir as crianças cantando "lege Tole, tole lege", que significa "pegar e ler". Santo Agostinho narra como a voz das crianças o levou a abrir a Bíblia que estava lá, e exatamente numa passagem em Romanos 13:12-14. Esta conversão ocorreu em 386 e em "Confissões" ele  escreve sobre o fato no capítulo oito. Em seguida, na Páscoa, ele foi batizado por Ambrósio.

     Embora Agostinho deseje se retirar para o estudo das Escrituras, por volta de 391 a sua reputação é bem estimada, principalmente por causa de seu intelecto, ele acaba se tornando um presbítero, ou padre de Hipona (África do Norte), em 391, e só então bispo de Hippo Regius em 396.

     Seus dotes intelectuais foram herdados pela Igreja através dos tempos. Sua correta compreensão do cristianismo e da cultura tem sido mais influente. Em distinção de Tertuliano que disse: "Credo quia absurdum est" - "Creio porque é absurdo", disse Agostinho: "Credo ut intelligam" - "Eu acredito a fim de compreender." De seus relatos do passado intelectual, a única coisa que Agostinho arranjou foi o neoplatonismo e maniqueísmo. Era necessário ter fé, para que assim pudesse entender e ter acesso ao conhecimento corretamente. João Calvino, no século 16 vai abordar isso no Livro I de seu "Institutos da religião cristã", que diz: "O conhecimento de Deus é o verdadeiro conhecimento de si mesmo."

       Agostinho fala de sua demissão do seu magistério e dos dias em Cassiciacum em preparação para o batismo. Ele é batizado juntamente com Adeodato e Alípio. Pouco tempo depois, eles começam a voltar para a África. Agostinho lembra o êxtase que ele e sua mãe compartilhado em Ostia e relata a sua morte e sepultamento e sua dor. O livro termina com uma oração que se deslocam para as almas de Monica, Patrício, e todos os seus concidadãos da Jerusalém celeste.

     Ele acreditava que devia-se tirar o melhor da cultura e usar para o cristianismo. Além da cultura, que seria um caminho certo para compreendê-lo, Agostinho deu-nos uma compreensão correta da capacidade do homem. No livro X, ele discute o pecado do homem e ele usa a linguagem paulina sobre a incapacidade de superar. O homem é uma massa de pecado, sob a ira de Deus (João 3:17-21). Agostinho vira de suas memórias do passado e os mistérios interiores da própria memória. Ao fazê-lo, ele examina os seus motivos para seus escritos e visa a traçar o caminho pelo qual as pessoas vêm de Deus. Mas isso traz para a análise complexa da memória e sua relação consigo e seus poderes. Feito isto, ele explora o sentido e o modo da verdadeira oração. Concluindo, ele realiza uma análise detalhada da apetite, e as tentações  que a carne e a alma são herdeiros.

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