A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO
Dissertações: A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yaminsouza • 14/12/2014 • 2.239 Palavras (9 Páginas) • 371 Visualizações
A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO
OLIVEIRA, Raydfran Leite
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo, mostrar a partir do termo filosofia e passando pelas características do pensamento filosófico, o papel e a importância da filosofia na educação do homem social. Partindo do pressuposto de que a filosofia leva o homem a pensar, refletir e desenvolver o senso crítico, que consequentemente o leva a interagir e cooperar com o meio em que esta inserido. Contribuindo desta forma com a educação e mostrando a sua relevância na escola. Este trabalho é fundamentado em dados teóricos e biográficos. Situa-se nas áreas das ciências humanas, focado na filosofia da educação.
PALAVRAS CHAVE: Filosofia, Educação, Sociedade.
1. INTRODUÇÃO
A filosofia como a ciência do saber, tem um papel de elevada importância na educação. O termo filosofia na sua etimologia nos arremete a este sentido: Philo e Sofia, significa literalmente amor ao saber. Partindo deste principio, afirmamos que a filosofia é um estado de espírito do individuo que ama o saber, logo entendemos que o papel precípuo da filosofia é levar o homem a reflexão e esta ao saber.
A filosofia através de argumentos e analise lógicas, avalia sentenças e testa a veracidade das mesmas. Por isto a educação precisa andar lado a lado com a filosofia, visto que a educação é baseada em princípios culturais, morais e espirituais. Sendo assim todas as vezes que alguém falar em educação, precisamos analisar qual a filosofia da mesma.
2. CARACTERÍTICAS DO PENSAMENTO FILOSOFICO
A filosofia como a conhecemos hoje surgiu a partir do século IV a.C., sendo considerado o primeiro filósofo Tales de Mileto, ele é considerado o marco inicial da filosofia ocidental, sendo apontado como um dos sete sábios da Grécia antiga e fundador da escola Jônica. Observa-se que desde os primórdios da filosofia, ela esteve ligada a escola e esta a educação.
Cabe aqui, um destaque da enciclopédia, WIKIPÉDIA:
Se Tales aparece como o iniciador da filosofia, é porque seu esforço em buscar o princípio único da explicação do mundo não só constituiu o ideal da filosofia como também forneceu impulso para o próprio desenvolvimento dela.
Existe uma certa difilculdade em definir a filosofia, alguns afirmam que se alguem conseguir definir a filosofia, ela deixa de ser filosofia. O que podemos encontrar é apenas uma constante busca pela apredizagem em filosofar. Já dizia o grande filósofo Emmanuel Kant, “Não há filosofia que se possa aprender; só se aprende a filosofar.”
Assim podemos afirmar que é o meio pela qual o homem se torna crítico, refletindo sobre o seu modus vivendi, sua forma de pensar e agir, bem como lhe possibilita analisar o comportamento social do homem. Voltamos aqui à caverna que o filósofo Platão, retrata em seu livro a República capítulo VII, a caverna é quando estamos sem o conhecimento da verdade e o modo de sairmos, é encontrar essa verdade. Em outras palavras o homem precisa interagir, refletindo e analisando o pensamento humano e chegar a uma conclusão indubitável.
3. CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO
Educação é o caminho percorrido pelo homem para adquirir conhecimentos e saberes, bem como conteúdos de grande importância, são valores aceitos e praticados por um grupo social.
Para Ângela (2009) afirma que para haver educação é necessário que:
O indivíduo, além de dominar certos conteúdos, que no caso são normas sociais e valores culturais, venha a compreendê-los e entender o porquê de acatá-los e utilizá-los. Isto, entretanto, somente após investigação criteriosa que abranja não só as normas e os valores em questão, mas também possíveis alternativas. A educação é a ação de desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais.
Em nossa mente quando se fala de educação, somos arremetidos à escola, claro! É na escola que a educação é passada de forma, formal e sistematizada. Mas nem sempre é assim que muitas áreas do conhecimento ver a educação, pois a mesma existe em muitas culturas e ambientes, onde não existe o contexto escolar.
Cabe aqui, a colocação de BRANDÃO (2002):
A rotina das aldeias tribais o saber vai da confecção do arco e flecha à recitação das rezas sagradas aos deuses da tribo. “Tudo o que se sabe aos poucos se adquire por viverem muitas e diferentes situações de trocas entre pessoas, com o corpo, com a consciência. As pessoas convivem umas com as outras e o saber flui, pelos atos de quem sabe e faz para quem não sabe e aprende. Mesmo quando os adultos encorajam e guiam os momentos e situações de aprender de crianças e adolescentes, são raros os tempos especialmente reservados apenas para o ato de ensinar”.
Observamos que a educação ocorre também fora do ambiente escolar. Pode ser desenvolvida em casa com pais, na aldeia em tribos ou em qualquer lugar onde não exista a expansão do conhecimento formal. Mas na sociedade moderna, é na escola que ela desenvolve-se, de forma formal.
4. INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO FILÓSOFICO NA EDUCAÇÃO
A filosofia está ligada a educação, como forma de pensamento e saber organizado, ela visa levar o homem a esclarecer e participar através da reflexão e diálogo da sua realidade. Sendo que essa participação do homem em sua realidade lhe arremete ao comportamento educacional adotado pelo meio em que vive.
Veja a consideração de VAZ (2010):
Em tal caso, consideramo-la como sendo uma reflexão (radical, rigorosa e de conjunto) sobre os problemas reais apresentados no âmbito educacional. Então, com relação ao papel filosófico na educação, cabe salientar que, consiste também nessa reflexão sobre os problemas que a realidade educacional apresenta. Então, assim como na realidade social, na educacional o papel da filosofia é também o de despertar o senso crítico das pessoas.
A filosofia influência a educação através das reflexões voltadas para os problemas enfrentados pela educação de acordo com o seu contexto. O homem deve ser interpretado e analisado de acordo com a sua morada existencial.
4.1 Como acontece;
Os
...