A Importância da Filosofia
Por: Yuri Hainan • 15/6/2019 • Trabalho acadêmico • 300 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
FILOSOFIA – LICENCIATURA
1º PERÍODO
DISCENTE: JOSEIAS CLAUDIO JANUÁRIO
A filosofia serve para entender conceitos usados no dia a dia, faz sair das soluções e perceber com clareza o que é útil. A figura vista de em relação de Sócrates com a pólis e os sofistas é como se houvesse um conflito entre eles, pois no tempo de Sócrates existia um grupo de pensadores que se chamavam Sofistas só que eles não eram filósofos, esse grupos de pensadores se preocupavam com o doxa, que significa opinião. Entre esses grupos de Sofistas tinham dois deles que eram importantes, e se chamavam Górgios e Protágios, que eles sempre questionavam se é possível ou não ter algo semelhante a verdade na área do Sofista, já o filósofo Sócrates se preocupava mais com a verdade, ele fala que o caminho para aprender algo, é o primeiro caminho pra gerar o conhecimento da sua ignorância. Existiam dois caminhos socráticos que era a maiêutica e a irônia, à maiêutica, ela caminha muito na parte retórica, ela dá a luz ao conhecimento e sozinhos chegaremos a verdade, e a ironia, ela é muito útil para iniciar uma discussão.
A pólis é a busca de conhecimentos que se davam através das especulações de cosmos é uma nova forma de busca e construção de conhecimento.
A relação entre Sócrates e os sofistas aconteceram quando Sócrates bateu de frente com os sofistas que dominavam a democracia de Atenas e Sócrates falava que os sofistas estavam levando essa democracia para o abismo, fazendo com que Sócrates batesse de frente com o homem do poder, e Sócrates, que segundo Platão, ele era o mais sábio é justo entre os homens e através desse conflito entre eles fez com que Sócrates fosse condenado a morte por Atenas.
...