A Importância Da Filosofia
Pesquisas Acadêmicas: A Importância Da Filosofia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mcristinasantos • 18/3/2014 • 396 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
O papel da filosofia é despertar em cada pessoa o desejo das indagações, a vontade de respostas ponderáveis que justifiquem os atos; uma resposta a cada uma das estranhas perguntas que surpreendem. Ela transforma a personalidade das pessoas, onde não fazem as coisas porque simplesmente todos a fazem de determinada maneira, mas sim, porque querem fazer desse jeito. Ela mostra que a opinião que cada um é válida para si.
A relevância da filosofia reside em sua própria origem, postando-se como ciência humana a serviço da razão, ganhando o status de saber perfeito - em alguns casos – e de saber conhecer – em outros. Por vez, reafirmamos com Heidegger que “... já estamos na filosofia porque a filosofia está em nós e nos pertence; e, em verdade, no sentido de que já sempre filosofamos. Filosofamos mesmo quando não sabemos nada sobre isso, mesmo que não "façamos filosofia". Não filosofamos apenas uma vez ou outra, mas de modo constante e necessário porque existimos como homens. Existir como homem significa filosofar. O animal não pode filosofar. Deus não precisa filosofar. Um Deus que filosofasse não seria Deus porque a essência da filosofia é ser uma possibilidade finita de um ente finito”.
A vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação fácil de evidências que nunca são questionadas porque parecem naturais, óbvias. As pessoas creem no espaço, no tempo, na realidade, na qualidade, na quantidade, na verdade, na diferença entre realidade e sonho ou loucura, entre verdade e mentira; creem também na objetividade e na diferença entre ela e a subjetividade, na existência da vontade, da liberdade, do bem e do mal, da moral e da sociedade. A Filosofia tem como função, indagar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam, silenciosamente, a existência de cada um.
A importância da Filosofia é exatamente essa, fazer com que abandonem a ingenuidade e os preconceitos do senso comum, não deixando-se levar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos; buscando compreender a significação do mundo, da cultura, da história; conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política; dar a cada um e à sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos. Enfim, a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os homens são capazes.
...